Fale conosco
25/01/2017 - Dinamio, Microsoft

imagem_1Com a chegada de 2017, é hora de apresentar a nova onda de produtos “2016”. A Microsoft lançou diversos produtos, como: SQL Server 2016, Família System Center 2016, Office 2016 e, o nosso foco neste artigo, o Windows Server 2016.

O Windows Server 2016, pela primeira vez em muitos anos, não foi lançado de forma simultânea com sua versão cliente, o Windows 10, lançado em 2015. De fato, os produtos são muito distintos em funcionalidade. Este ano de diferença do lançamento da versão cliente permitiu amadurecer muitos conceitos de nuvem e incorporá-los ao produto servidor.

O Windows Server 2016 é o sistema operacional da Microsoft “pronto para a nuvem”. Quando falamos em “nuvem” para o Windows Server 2016, nosso principal foco é a nuvem privada. O produto incorporou muito do aprendizado da nuvem pública, o Microsoft Azure, e trouxe muitas funcionalidades para que empresas de qualquer tamanho possam beneficiar-se do aprendizado de construir Datacenters de grande escala.

O produto está carregado de novas funcionalidades e nosso objetivo aqui é ajudá-lo a identificar as principais:


nano_server

O Nano Server é uma versão ainda mais compacta do já conhecido “Server Core”imagem_2

Com ele você consegue colocar no ar um servidor Windows em poucos minutos, com uma imagem 25 vezes menor que a instalação completa do produto. Esse tamanho reduzido traduz-se em ganhos de desempenho e segurança. Instalando apenas o mínimo necessário para executar os papéis suportados, você reduz a área de superfície de ataque, a quantidade de espaço em disco e memória utilizada, e a necessidades de atualizações.

Com uma instalação de Nano Server, você pode executar os seguintes papéis: Hyper-V, “Containers”, servidores de arquivo, “Cluster”, DNS e IIS.

hyper

Toda versão do Windows Server traz grandes avanços na plataforma de virtualização da Microsoft e, com o Windows Server 2016, isso não é diferente.

Algumas melhorias:

Máquinas virtuais blindadas: Esse recurso aplica uma chave “bitlocker” na máquina virtual, protegendo-a de invasões e cópias não autorizadas. Mesmo que um invasor ou administrador tenha acesso ao disco virtual e o copie, ele não conseguirá montar ou colocar a máquina virtual no ar sem a chave “bitlocker” que somente o Hyper-V de origem conhece.

Adição e remoção a quente de placas de rede e memória: Agora você pode adicionar ou remover placas de rede e memória RAM com as máquinas virtuais em execução.

Aumento de escalabilidade em relação ao Windows Server 2012/2012R2: Até 24 TB por “host” (6x), 512 processadores lógicos por “host” (1,6x), até 12 TB (12x) por VM e 240 (3,75x) processadores virtuais por VM, veja a tabela comparativa com seu antecessor:

Performance e escalabilidade Win Server 2012/2012 R2 Std e Datacenter  Win Server 2016 Std e Datacenter
Suporte à memória física (host) Até 4 TB por servidor físico Até 24 TB por servidor físico (6x)
Suporte ao processador lógico físico (host) Até 320 LPs Até 512 LPs
Suporte à memória da máquina virtual Até 1 TB por máquina virtual Até 12 TB por máquina virtual (12x)
Suporte ao processador virtual da máquina virtual Até 64 VPs por máquina virtual Até 240 VPs por máquina virtual (3.75x)

Fonte: https://www.microsoft.com/pt-br/cloud-platform/windows-server-comparison

armazenamento

Com o aprendizado de rodar Datacenter gigantes no Azure, a Microsoft incluiu uma funcionalidade revolucionária no Windows Server 2016: Storage Spaces Direct (SSD). Com o SSD você pode criar armazenamento definido por software, usando servidores padrão e discos locais! Sim, você leu corretamente. Não há necessidade de comprar ou ter um “storage” para que você possa criar ambientes altamente disponíveis e performáticos; apenas discos locais e cabos de rede Ethernet.

Claro que, para ter desempenho de um “storage” de mercado que custa milhões de reais, alguns requisitos são necessários: Os servidores precisam estar conectados com placas 10 GbE com RDMA, de dois discos SSD e ao menos quatro discos padrão conectados com uma placa HBA. Com uma configuração relativamente barata é possível atingir até um milhão de IOPS!

Com esses requisitos, o resto é com o software. O Storage Space Direct cuida de criar alta disponibilidade, caches e demais funcionalidades necessárias para a entrega de desempenho e disponibilidade. Para expandir o ambiente, basta adicionar novos servidores.imagem_3

Além do SSD, o Windows Server 2016 melhora várias características já existentes, tais como deduplicação, Chkdsk, SMB 3.0, entre outros.

Como o espaço é pequeno, procuramos demonstrar as mudanças mais relevantes do produto. Há muito mais: segurança aprimorada, melhoras na pilha de rede, “containers”, “Active Directory“, melhor suporte à Linux no Hyper-V, ReFS, replicação de armazenamento…
A lista não para.

Aproveite para acompanhar a série de artigos que nossa equipe está preparando:

• Windows Server 2016: Novos aspectos de segurança
• Nano Server: Como o Windows Server 2016 está transformando a virtualização
• Vida nova para Gestão de Serviços a partir do Windows Server 2016
• Reduzindo custos e aumentando a segurança com o Armazenamento do Windows Server 2016
• Como sites estão sendo otimizados no IIS dentro do Nano Server do Windows Server 2016
• Redes automatizadas com Windows Server 2016
• O que mudou na forma de licenciar o Windows Server 2016

Sem dúvida o Windows Server 2016
é o mais ambicioso sistema operacional
de servidor jamais criado!
Aproveite!


CARLOS FERSURA
Tecnólogo em Processamento de dados pela PUC-RJ. Foi professor de Assembly pela mesma instituição. Fez MBA pela FGV-RJ. É Engenheiro de Sistemas e especialista em diversas tecnologias Microsoft com mais de 28 anos de experiência. É empresário há 20 anos e Diretor na Dinamio.