Fale conosco
01/03/2017 - Dinamio

A lógica de qualquer investimento financeiro, de segurança e retorno garantido, é também a lógica de algumas das novas funcionalidades do Windows Server 2016.

Faça mais com o mesmo e evite custos extras com Storages:imagem_1

O novo Windows Server permite somar os espaços dos discos dos servidores e redistribuí-los para serem utilizados por todos eles. Com isso é possível compartilhar o espaço não utilizado de um servidor com outro, evitando aquele ambiente em que de um lado tem espaço em disco sobrando e do outro é necessário adquirir mais discos. Hardware não é como a nuvem, onde se paga somente pelo espaço realmente utilizado.

Além de diluir o custo, o recurso oferece:

  • Aumento na segurança dos dados através da replicação entre vários servidores;
  • Grande performance em IOPs;
  • Escalabilidade para até Petabytes de dados.

O recurso torna o Windows Server 2016 um importante ponto a ser considerado antes de comprar um storage ou renovar o atual.

Para conhecer mais assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/embed/raeUiNtMk0E

Reduza o downtime de serviços e evite perda de dados:imagem_2

Outra funcionalidade é a possibilidade de replicar dados entre servidores, localidades e filiais de maneira rápida e segura. Uma funcionalidade parecida chamada DFS já era utilizada por vários clientes. O que diferencia o Storage Replica é a replicação muito mais rápida de dados entre servidores, utilizando com inteligência os recursos tecnológicos já existentes na estrutura do cliente.

Entre as vantagens obtidas com a nova funcionalidade estão:

  • Possibilidade de fazer um DR – Disaster Recovery de maneira rápida e barata;
  • Alta disponibilidade do ambiente.

Para saber mais veja o link:
https://technet.microsoft.com/en-us/windows-server-docs/storage/storage-replica/storage-replica-overview

imagem_3“Remoção” de arquivos duplicados no ambiente e redução do consumo do Storage

Neste caso remover refere-se à tecnologia de deduplicação, pela qual todos os arquivos/blocos iguais no ambiente terão os dados gravados apenas uma vez, e todos os arquivos apontam para ele enquanto forem iguais.

Apesar de ser uma tecnologia já bem antiga, poucas empresas a utilizam por desconhecerem que o Windows Server faz isso nativamente e, no Windows Server 2016, essa funcionalidade foi aprimorada. Em alguns casos é possível chegar a 90% de redução do uso de armazenamento em servidores de arquivos, sendo muito rápido e simples de ativar.

Para saber mais você pode ver o link:
https://technet.microsoft.com/en-us/windows-server-docs/storage/data-deduplication/overview

imagem_4Prioriza investimentos já realizados para atender as demandas do negócio

Como dinheiro e tempo não são infinitos o Windows Server permite priorizar o uso de alguns recursos e principalmente recursos de uso de storage.

A ideia é mapear quais sistemas são mais importantes para a empresa e dar prioridade na velocidade deles para o uso dos recursos de storage.

O QoS é um recurso já bastante conhecido para redes e que agora também permite priorizar o uso do acesso ao Storage.

Para saber mais você poder ver o link:
https://technet.microsoft.com/en-us/windows-server-docs/storage/storage-qos/storage-qos-overview.

  Essas novas funcionalidades reforçam a importância das tecnologias de informação para o alcance dos objetivos da empresa. Afinal, empresas competitivas fazem mais com menos em todos os setores, e o TI pode contribuir decisivamente com isso.  

Charles Bauer
Sócio da Dinamio Tecnologia, Bacharel em Tecnologia da Informação e Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação há 17 anos atuando em TI.