Fale conosco
25/05/2017 - Dinamio

Com o lançamento do Windows Server 2016 e o Windows 10 a Microsoft entregou ao mercado a nova versão do Internet Information Services (IIS). A versão 10.0 do IIS apresenta upgrade de funcionalidades que apresentaremos a seguir.

Suporte ao protocolo HTTP/2

Uma das novas funcionalidades é a inclusão do suporte ao protocolo HTTP/2, o que representa ganhos na redução de latência e reutilização das conexões.

Utilizando o protocolo HTTP/2 é possível ter várias requisições em uma única conexão, com isso uma requisição pode ser iniciada sem a necessidade de aguardar o término de outra, reduzindo consideravelmente o tempo das requisições.

Para utilizar o novo protocolo HTTP/2 você precisa do Windows Server 2016 e de um navegador com suporte ao protocolo. Confira aqui a lista de navegadores com suporte ao protocolo disponível.

IIS no Nano Server

O Nano Server é um sistema operacional de servidores administrado remotamente desenvolvido para otimizar nuvens privadas e datacenters, similar ao Windows Server no modo Server Core.

O IIS, assim com outros serviços do Windows, também é suportado pelo Nano Server. O IIS no Nano Server oferece grande aumento de disponibilidade e ganhos de segurança. Atualmente é suporto ASP.NET Core, PHP e Apache Tomcat sobre o IIS no Nano Server.

IIS em contêineres

O Windows Server 2016 assim como o Windows 10 trazem suporte a contêineres. Estão disponíveis dois tipos: contêiner de Windows e contêiner de Hyper-V, cada um com um nível de isolamento diferente que deve ser analisado para cada situação.

web_responsiveO IIS 10.0 pode ser executado em ambos os tipos de contêineres e nos sistemas em Server Core ou Nano Server, dando flexibilidade na escolha do ambiente.

Além das novidades já relacionadas, novas formas de trabalhar são possíveis com o IIS. O gerenciamento via PowerShell apresenta novos comandos que permitem automatizar atividades repetitivas e assim reduzir tempo nos processos que envolvem a operação do serviço.

Potencialize já. Fale conosco comercial@dinamio.com.br ou 47 3032 8100

 

Luiz Fernando Ramos
Sócio e Gerente de Contas da Dinamio Tecnologia
Profissional graduado em desenvolvimento e análise de sistemas da informação com mais de 15 anos de experiência em empresas de tecnologia. Experiência na condução de equipes de desenvolvimento e suporte a aplicações e sistemas complexos. Participação em inúmeros projetos em empresas de grande representatividade nacional e internacional. Trabalhos realizados como analista e desenvolvedor de soluções em ambiente Microsoft além de implantação de portais SharePoint para padronização e organização de processos empresariais.
Amplo conhecimento em linguagens de programação .Net, SharePoint, Windows Server e Microsoft SQL Server.