Fale conosco
28/07/2017 - Dinamio

O Operations Management Suite (OMS) é uma ferramenta baseada em nuvem focada em quatro grandes pilares: Visão e Análise, Segurança e Conformidade, Automação e Controle e Proteção e Recuperação.

Apesar de baseada em nuvem, o OMS na verdade é uma solução híbrida e “multi-nuvem”. Com ela, você pode gerenciar servidores hospedados em sua própria infraestrutura, no Azure, na Amazon (AWS) ou qualquer outra nuvem. Servidores Windows e Linux podem ser adicionados à solução.
Cada um dos pilares entrega um conjunto de soluções focadas que vamos explicar abaixo. No coração do OMS está uma poderosa plataforma de análise de logs que permite indexar e relacionar todos os dados enviados para a plataforma. Como dito acima, ambientes Windows e Linux podem ser monitorados, mas você não precisa ficar limitado ao que vem com a plataforma. Logs dos mais diversos podem ser enviados, tais como Nagios, arquivos TXT, CSV, etc. Esses dados são indexados e podem criar painéis e relatórios através de consultas simples e gráficas.

icones-02

O pilar de “visão e análise” permite a você coletar, correlacionar e visualizar qualquer dado. Monitorar problemas de rede praticamente em tempo real, identificando situações de desempenho tais como perda de pacotes e latência. Monitore, gere alertas e KPIs em tempo real para identificar problemas rapidamente em todos os servidores monitorados.
Com o mapa de serviços, você vai descobrir automaticamente a relação entre aplicações, servidores e processos em tempo real entendendo as dependências existentes. Dessa forma, você pode mapear o funcionamento do seu ambiente, descobrindo correlações nem sempre óbvias entre serviços, servidores e estações de trabalho.


icones-04

Com o pilar de “Automação e controle” você pode controlar mudanças no seu ambiente, detectando alterações feita por softwares ou mesmo por vírus, aumentando a segurança do seu ambiente. Por exemplo, se você não instalou nada em um servidor e detectar uma alteração em chave de registro crítica, isso pode significar um problema de segurança!
Com a automação, você pode criar scripts que automatizem tarefas baseadas em eventos ou sob demanda, padronizando atividades e agindo mais rápido contra incidentes.


icones-01

O pilar de “Segurança e conformidade” permite:

  • Fazer uma avaliação de Antimalware
  • Avaliar a falta de atualizações de segurança e configurações vulneráveis dos Sistema Operacionais;
  • Aplicar o “aprendizado de máquina” da Microsoft sobre anti-malware no comportamento dos seus servidores em quase tempo real;
  • Analise logs e logins suspeitos facilmente.

icones-03

E por fim o pilar de “Recuperação e proteção”, permite criar com relativa facilidade um “site backup” do seu ambiente no Azure e orquestrar os chaveamentos de forma automática ou manual.

O produto tem várias outras funcionalidades voltadas a diversos serviços tais como: Avaliação do Active Directory, SQL Server, DNS, entre outros.


Infelizmente o espaço é curto para tanta informação. Quer saber mais sobre o OMS?

Entre em contato com a Dinamio!

CARLOS FERSURA
Tecnólogo em Processamento de dados pela PUC-RJ. Foi professor de Assembly pela mesma instituição. Fez MBA pela FGV-RJ. É Engenheiro de Sistemas e especialista em diversas tecnologias Microsoft com mais de 28 anos de experiência. É empresário há 20 anos e Diretor na Dinamio.