
“Fazer mais com menos”. Principalmente no mundo corporativo, quem não gosta de ouvir esta frase? E é isto que o lançamento do Windows Server 2016 e o Nano Server, possibilitou para seus usuários. Maximizar seus recursos de hardware, além reduzir custos operacionais com soluções de nuvem públicas ou privadas.
Então o que é o Nano Server?
O Nano server é um modo de instalação reduzida do Windows Server 2016. Para quem conhece a versão “Server Core”, disponível nas versões anteriores do Windows Server e não via muitas vantagens no uso, pela pouca economia de recursos, pode ter certeza que vai se surpreender com o Nano Server. Os principais benefícios com o uso do Nano Server são:
- VHD 93% menor em relação a uma instalação completa do Windows Server.
- Redução de 80%, nas situações de reboot.
- 92% menos atualizações críticas.
- Maior segurança, pois a superfície de ataque do SO fica reduzida.
Sendo uma versão reduzida do Windows Server 2016 o Nano server não dispõe de todas as funcionalidades e nem de uma interface gráfica. Os principais cenários onde o Nano Server pode ser empregado são:
- Host de virtualização (Hyper-v), podendo ser em Cluster ou não;
- Host de armazenamento para Scale-Out File Server;
- DNS Server;
- Aplicações desenvolvidas para a nuvem, rodando em containers ou maquinas virtuais (Guests);
- Servidores WEB com Internet Information Services (IIS);
Como não possui uma interface gráfica, toda a administração pode ser feita remotamente, via MMC, Hyper-v Manager, PowerShell ou pelo System Center.
Para obter mais detalhes sobre o Nano Server:
https://technet.microsoft.com/en-us/windows-server-docs/get-started/getting-started-with-nano-server
Thales Fedalto
Bacharel em Sistemas de Informação pela SOCIESC. Possui diversas certificações Microsoft e Citrix, além de contar com mais 15 anos de experiência em tecnologias Microsoft.