Fale conosco
17/10/2019 - Dinamio

Outsourcing de TI é a terceirização da gestão dos sistemas a prestadores de serviços especializados. A medida pode ajudar muito a reduzir custos. Confira mais.

Outsourcing de TI é a terceirização da gestão e controle dos sistemas da tecnologia da informação de determinada empresa através de prestadores de serviços especializados da área. Assim tanto a gestão da infraestrutura quanto a dos profissionais ficam por conta da empresa fornecedora de serviço.

Atualmente o Outsourcing TI tem sido cada vez mais usado, solução para empresas que buscam qualidade das atividades com a maior performance possível para o seu setor de tecnologia da informação.
Trataremos a seguir alguns pontos interessantes de como pode-se usar Outsourcing de TI pode ajudar as organizações a se beneficiarem com redução de custos.

Outsourcing de TI reduz custo na instalação da infraestrutura

Uma manutenção de uma infraestrutura de TI pode ser custosa, mas definitivamente o investimento inicial para iniciar um projeto de montar uma nova infraestrutura é oneroso a ponto que empresas veem solução de contratar outras para fazerem este serviço, outras empresas prestadoras de serviço que já fizeram este investimento e já possuem tudo o necessário para iniciar o trabalho.

Mão de obra especializada com Outsourcing TI

Para contratar profissionais capacitados e mantê-los pode gerar um custo alto para empresas, principalmente para determinadas especialidades. Talvez manter apenas um profissional de cada especialidade não seja barato, ou talvez a especialidade exija uma equipe mais experiente.

Não somente em contratar e manter o profissional, mas também na capacitação é da responsabilidade da terceirizada, disponibilizando a equipe da empresa contratante para focar em outras atividades que dominam mais.

Manter vários profissionais especializados pode ser bem oneroso, e investir em profissionais que exerçam várias atividades pode comprometer a performance. Por isso muitas empresas recorrem à terceirização da equipe de TI para executar determinadas atividades, sendo que as terceirizadas já possuem uma equipe capacitada nos serviços que elas oferecem.

Aquisição de licenças de softwares pela terceirizada

Dependendo do serviço a ser prestado, apenas a terceirizada precisa adquirir determinada licença de software, reduzindo custos da implantação que seria gasto na aquisição deste software, tal como capacitação em utilizá-lo.

É possível o contrato do software permitir que apenas a terceirizada precise ser licenciada, mas isso depende muito do tipo do contrato do software a ser adquirido. Assim a contratante poupa este investimento, não precisando comprar a licença.

Minimizar erros e desperdícios com profissionais especializados

Os custos indiretos podem, em alguns casos, serem os mais significativos, retrabalhos e prejuízos podem ser muito custosos. Uma boa TI é uma TI de alta performance, e estes fatores contam. Por isso minimizar estes riscos contratando uma empresa especializada pode ser a melhor solução. Um exemplo são custos decorrentes a problemas técnicos não programados, parando até projetos e comprometendo prazos, ocorridos comuns são servidores parados, ou backups sendo restaurados.
A falta de segurança dos dados também é uma preocupação. Com perda de dados, seja por má manutenção ou por ataques cibernéticos, podem ser irrecuperáveis, trazendo grande prejuízo. Uma empresa especializada domina melhor os protocolos de segurança evitando problemas do tipo.

Gostou de nossa publicação? Se está procurando alguém para cuidar da TI de sua empresa, a Dinamio é uma empresa com 22 anos de experiência cuidando de TI de diversas empresas de grande porte, fazendo dela uma parceira excelente para o desenvolvimento de uma TI. Entre em contato com a nossa equipe comercial.