Fale conosco
11/12/2019 - Aprenda

Em 2020 muitas tecnologias alavancarão os negócios. Confira aqui todas as tendências tecnológicas para o próximo ano.

Em 2020 muitas tecnologias alavancarão os negócios. A tecnologia só tem beneficiado os negócios, tanto na comunicação, quanto nas possibilidades oferecidas, melhorando a qualidade, diminuindo esforço de produção e até mesmo reduzindo tempo de entrega. Por isso é sempre útil conferir o que as tecnologias podem oferecer ao seu negócio.
As mudanças tecnológicas avançam cada vez mais, rompendo barreiras atrás de barreiras, e acompanhar tudo isso é bem complicado, deixando a pergunta: onde as empresas devem apostar as fichas e acompanhar o avanço das tecnologias?


IoT e Edge Computing

Internet of Things (IOT), ou em português Internet das Coisas, é a interconexão digital de objetos de uso cotidianos como: geladeiras, veículos e prédios. E Edge Computing, ou Computação em Borda, são dispositivos usados para conectar outros dispositivos com a nuvem, trazendo melhor controle dos dados trafegados, garantindo melhor conexão e segurança.
Tanto a IoT quanto o Edge Computing estão crescendo e se tornando mais importantes para os negócios. Então ambas soluções ligadas são duas tecnologias que serão cada vez mais usadas. Uma para dar acesso a vários dispositivos, e a outra para ter mais controle destes acessos. Em um mundo que há a cada dia mais objetos usados cotidianamente conectados na internet, é necessário controlar os acessos, manter a segurança tal como o volume dos tráfegos de dados.

Inteligência Artificial (IA)

A IA tem várias contribuições em várias frentes para os negócios. Ela minimiza erros e trabalham mais rápido. A IA também tem aperfeiçoado a questão da Segurança da Informação, desenvolvendo sistemas inteligentes capazes superar as capacidades de hackers humanos. Também será cada vez mais comum as máquinas compreenderem as emoções humanas e simulá-las. 
Devido a estes motivos manter o olhar nas novidades da Inteligência Artificial é uma grande opção em 2020. Muita coisa entrará para o mercado usando a IA, e estarão cada vez mais acessíveis. Em poucos anos, veremos máquinas interagindo exatamente como se fossem humanas.

DataOps

Nada mais é que uma metodologia automatizada com o objetivo de melhorar a qualidade e reduzir o tempo de ciclo de dados, usada por equipes analíticas e de dados. Usado em conjunto com metodologia ágil de projetos, as práticas DataOps trabalham com um ciclo de análise de dados constantes.
E é aí que as empresas de beneficiam da DataOps, elas gerenciam seus dados com uma inteligência artificial. Poucas empresas estão colocando o DataOps em prática, mas tende muito a aumentar, pois, permite que as equipes de ciência de dados tenham êxito, mesmo com os níveis crescentes de complexidades cada vez mais altos.

Automação de processos robóticos (RPA)

Muitas empresas delegarão as tarefas repetitivas aos robôs, é uma das frentes da Inteligência Artificial, simplificando os fluxos de trabalho. É um mercado comprovado para gerar valor para os negócios, e só tende a crescer e se aperfeiçoar.
Com a RPA é possível eliminar o esforço de trabalho da equipe otimizando os processos repetitivos, concentrando o trabalho da equipe onde realmente agrega valor ao negócio. É possível que a RPA mude como as empresas interagem com a tecnologia, e devido a isso que várias empresas têm dado importância para esse tipo de tecnologia.

Microsserviços

Microsserviços nada mais é que uma arquitetura e uma abordagem para escrever software. Desmembram-se as aplicações em componentes mínimos e independentes. São componentes separados atuando juntos para executar as mesmas tarefas. Isso facilita e muito o processo de criar, testar, implantar e atualizar. Diferente do modelo tradicional, monolítico, que como o nome diz, trata tudo como um único bloco, o que deixa o processo mais complexo e demorado.
Muitas empresas de tecnologia têm apostado em microsserviços para atender as necessidades de um mercado cada vez mais dinâmico. Algumas defendem que é a excelente maneira de lidar com aplicativos e serviços em contêineres, tanto que funcional em ambientes locais e nuvem, e em todos os tamanhos.

Experiências Imersivas (AR, VR, realidade mista)

Conceituando, as Experiências Imersivas são a utilização das novas tecnologias e ferramentas de Inteligência Artificial (IA), em alguma vivência, seja através de uma Realidade Aumentada (RA), Realidade Mista (RM), Realidade Virtual (RV), como também em materiais visuais em 360º em plataformas interativas. Ela pode ser aplicada em vários mercados, sendo muito funcional em casos de demonstrações e experimentações.
Certos mercados têm focado muito isso, tal como o de jogos, mas também outros mercados mais tradicionais, como os de educação, turismo e comercio. Assim os clientes podem ter experiências novas, extrair informações extras ou receber amostras antes de contratar serviços.

O que achou de todas as tecnologias a serem apostadas em 2020? Como a sua empresa está preparada para elas? Alguma tecnologia citada ajudaria a promover o seu negócio? Caso tenha alguma dúvida, pode estar entrando em contato conosco aqui.