Melhores práticas para implantação de Service Desk
O Service desk é uma ferramenta cada vez mais buscadas pelas empresas que desejam aprimorar o seu atendimento ao cliente. Ele está um nível acima do já conhecido Help Desk no que diz respeito a suporte. Ele não busca oferecer só suporte técnico, mas também oferece estratégias e soluções de organização.
Além de estar à disposição dos clientes, o Service Desk, geralmente, tem um perfil mais proativo. Ele pode ajudar muito a sua empresa em diversas situações complexas de instalação. A seguir, daremos algumas dicas que te ajudem a executar as melhores práticas para implantação de Service Desk. Confira conosco.
1 - Saiba a diferença de Help Desk e Service Desk
A primeira prática importante é você entender a diferença entre esses dois serviços, e não oferecer ao seu cliente o suporte errado. O Help Desk é voltado a resolver problemas mais simples e em caráter emergencial do cliente. Isso inclui situações como problemas de conexão da internet, mal funcionamento de equipamentos e similares.
Já o Service Desk busca oferecer um atendimento mais amplo e complexo. Portanto, você precisa saber qual deve acionar para cada situação.
2 - Faça um planejamento detalhado
O segredo para ter um atendimento de Service desk bem-sucedido na sua empresa é o mesmo de qualquer procedimento: planejamento bem feito. Identifique o que precisa ser atendido pelo service desk da sua empresa e passe isso para a equipe que prestará esse suporte a você.
3 - Conte com profissionais capacitados
Diferente do help desk, o Service desk exige um conhecimento técnico muito maior dos profissionais que prestarão serviço aos seus clientes. É preciso que eles entendam as demandas que sanarão, para que possam ajudar os clientes com propriedade.
Por isso, é essencial que você contrate uma equipe especializada para gerir esse suporte. Como é preciso ter um conhecimento amplo de TI, o ideal é que sejam profissionais já familiarizados, como a equipe da Dinamio.
4 - Monitore o seu atendimento
A implantação não é a conclusão do Service desk, mas sim o seu começo. Portanto, depois de contratar a equipe, escolher um bom software e planejar cuidadosamente a implantação, está na hora de ver o suporte em prática e identificar os problemas naturais de percurso.
Monitore o andar do atendimento para identificar novas demandas, observar se as atuais estão sendo sanadas e como seus funcionários estão interagindo com o suporte. Assim, a sua empresa pode, diariamente, realizar os ajustes necessários e usufruir ao máximo do service desk no trabalho dos seus colaboradores.
5 - Escolha um software apropriado
Para atender às demandas da sua empresa e de seus funcionários, é preciso contar com os recursos certos. Escolha um fornecedor competente e que possa atender a todas as suas demandas ao desenvolver um software para você.
Isso é essencial, pois o software correto é o que garantirá um bom atendimento de Service desk. A organização das demandas fica mais prática, bem como a solução dos problemas mais rápida. A TI envolvida no desenvolvimento do software é a pedra fundamental para um bom Service desk.
Esperamos que você tenha entendido como implantar o Service Desk na sua empresa da forma mais eficiente possível. Para te auxiliar com esse processo, conte conosco. Preencha o formulário de contato e teremos o maior prazer em conhecer a sua empresa e atender suas demandas.