Fale conosco

Como o Outsourcing de TI pode ajudar com a LGPD

Em vigor desde setembro, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) vem causando impactos diversos no departamento de TI das empresas. Além dos desafios inerentes a um setor sempre em evolução, os profissionais da área têm de conhecer e cumprir com os requerimentos de uma nova legislação.

Para diminuir a pressão sobre um departamento inteiro e garantir que a nova lei seja cumprida, evitando multas de até R$ 50 milhões e proporcionando segurança aos usuários, a parceria com uma empresa especializada é mais que bem-vinda.

Um outsourcing de TI pode oferecer uma gestão centralizada dos processos de adequação à nova lei, bem como suporte especializado aos profissionais dos diversos departamentos da empresa contratante.

Disponibilidade

Um dos grandes benefícios de se delegar o projeto de adequação à nova lei a uma empresa de outsourcing é o aumento da disponibilidade dos colaboradores da empresa, que poderão concentrar-se integralmente às demandas do próprio negócio.

Eficiência

Uma empresa de outsourcing de TI conta com profissionais especializados na área de tecnologia e com sólidos conhecimentos a respeito da nova lei, que poderão elaborar uma estratégia de compliance eficaz.

Menores custos

Outra vantagem de se contratar um outsourcing é a diminuição de custos, já que não serão necessários investimentos tão elevados na aquisição de softwares e equipamentos destinados ao cumprimento da nova lei e na capacitação de profissionais, o que ficará sob responsabilidade da empresa parceira.

Impactos da LGPD

A importância de se contar com uma empresa parceira para a implementação dos processos necessários ao cumprimento da nova lei fica mais evidente ao se analisar os impactos da LGPD no setor de TI das empresas.

A LGPD pune severamente as instituições em caso de vazamentos de dados dos clientes. Dessa maneira, as empresas deverão redobrar os cuidados com a segurança de informações por meio da implementação de softwares e processos seguros.

A nova lei garante ainda o direito do cliente de solicitar a exclusão ou modificação das informações a seu respeito mantidas pela empresa, o que demanda sistemas e protocolos mais ágeis. Essa é uma tarefa especialmente complicada para empresas que mantêm suas informações armazenadas em diferentes locais.

Mudanças

Minimizar ou até mesmo evitar os ciberataques e, consequentemente, o vazamento de informações, é um dos grandes objetivos da LGPD. E essa tarefa exige a adoção de práticas e protocolos de segurança para todos os elementos da infraestrutura de TI, tais como computadores, softwares e servidores.

Para adequar-se à nova lei, entretanto, as empresas terão que realizar mudanças significativas não apenas em sua infraestrutura, mas também na cultura organizacional, com a implementação de mecanismos de gerenciamento e controle da informação.

Um outsourcing de TI pode ajudar a empresa em tarefas como: migração da estrutura de TI para a nuvem; elaboração de mapa de riscos; monitoramento de toda a infraestrutura de TI da empresa; e programas de conscientização e treinamento dos colaboradores, entre outras.

Do ponto de vista técnico, podem ser recomendadas a adoção de tecnologias específicas, tais como: e-mails criptografados, firewalls, sistemas de backup etc.

Preencha o formulário de contato para saber mais sobre as vantagens de se contratar um outsourcing. Acesse: https://www.dinamio.com.br/contato/