Fale conosco

Ciberataques com Engenharia Social

A engenharia social é um dos conceitos mais importantes hoje no mundo da segurança, nenhum antivírus é tão poderoso quanto espalhar a informação de boas práticas no uso da tecnologia da informação para os colaboradores no ambiente corporativo.

Mas afinal o que é a engenharia social?

Esse termo se trata de uma técnica de manipulação que explora os erros do ser humano para ter acesso a vários tipos de informações pessoais e corporativas.

Mas como esses erros do ser humano são capturados?

Os criminosos virtuais utilizam da falta de conhecimento e informação do usuário para obter essas informações, pois a tecnologia está se desenvolvendo mais e mais a cada dia, e é quase impossível o usuário acompanhar esse constante desenvolvimento, porém os criminosos virtuais sempre estão ativos e atualizados para utilizar esse tipo de ataque.

Que tipos de informações minhas podem ser roubadas?

Qualquer tipo de informação que possa ter valor, pode ser usuário e senha de e-mail, informações de cartão de crédito, fotos pessoais... E informações das corporações como planilhas, contas de bancos, documentos restritos...
Outro ponto é o tipo de utilização que os cibercriminosos podem ter como objetivo no roubo, segundo o site da Kaspersky no artigo “What is Social Engineering?”  são:

  • Sabotagem: corrupção de informações para causar problemas e transtornos ao ambiente e/ou usuário.
  • Roubo: obtenção de informações valiosas como acessos ao ambiente, dados pessoais ou corporativos, roubo de dinheiro entre outros.

Em ambos os casos, sempre trazem prejuízos econômicos e até psicológicos. Para os invasores, atualmente é muito mais fácil “hackear” um humano do que um sistema, pois hoje todos sabem que é possível se ter os melhores antivírus, firewalls, proxies possíveis para melhorar a segurança e que invadir esses tipos de sistemas é muito mais complexo e demanda muito mais tempo do que enganar pessoas sem treinamento ou conhecimentos básicos de segurança.

Se precisar de apoio entre em contato com a Dinamio pelo site: https://www.dinamio.com.br/contato/