Fale conosco
19/03/2021 - Dinamio, Outsourcing

Outsourcing em TI: 4 dicas para proteger os dados da sua empresa e de seus clientes

O avanço tecnológico certamente contribuiu para a transformação do cenário do mercado e das relações interpessoais. Dessa forma, quanto mais a Tecnologia da Informação se desenvolve, mais os negócios procuram se adaptar às novidades.

Nesse sentido, não é de se surpreender que o Outsourcing de TI esteja sendo bastante aclamado no exterior. Essa popularidade está ocorrendo graças à quantidade de serviços que ele alcança, e vem sendo, inclusive, implantado pouco a pouco aqui no Brasil.

Sendo assim, neste artigo, falaremos sobre a importância do Outsourcing em TI, além de darmos 4 dicas para você proteger os dados do seu negócio e do consumidor. Vem com a gente!

O que significa Outsourcing de TI?

Em inglês, a palavra “Outsourcing” significa terceirização. Sendo assim, o Outsourcing de TI significa contratar empresas externas com o objetivo de realizarem tarefas referentes à Tecnologia da Informação.

Nesse sentido, a empresa contratada não precisa instalar-se no espaço físico do contratante, já que os trabalhos são remotos. Entretanto, em casos como manutenção na infraestrutura ou instalação da rede, a empresa terceirizada passa a fazer parte do escritório.

Sendo assim, o Outsourcing em TI é altamente indicado em situações como:

- Ausência de um setor de TI no seu escritório;

- Necessidade de redução de budget;

- Otimização no core business;

- Necessidade de profissionais capacitados em sua equipe;

- Necessidade de instalar redes de conexão;

- Desenvolvimento e otimização de softwares;

- Criação e manutenção de sites;

- Criação de aplicativos.

4 dicas de como proteger dados importantes através do Outsourcing

A área de TI é bastante ampla e complexa. Dessa forma, há inúmeras possibilidades dentro do setor de Outsourcing em TI. Veja a seguir 4 dicas de como esse conceito pode ajudar a sua empresa a proteger dados importantes.

1- Cibersegurança

Graças à transformação digital, hoje contamos com programas que possuem inteligências artificiais (IA) muito avançadas, possibilitando uma cibersegurança fortalecida e efetiva.

2- Desenvolvimento de softwares e aplicativos

Por meio do Outsourcing de TI, o gerenciamento de uma empresa fica mais fácil e inteligente. Dessa forma, a utilização de softwares e aplicativos que registram informações úteis, como o horário de entrada dos funcionários ou o resultado da receita empresarial, acabam sendo aprimorados, aumentando a produtividade do negócio.

3- Banco de dados

A integração dos sistemas permite que os dados empresariais sejam consultados com grande facilidade. Entretanto, é essencial que a instalação dos bancos de dados seja feita com muita segurança, de modo que não coloque as informações do negócio em risco.

4- Infraestrutura

Como falamos acima, é imprescindível que haja segurança no armazenamento de dados na nuvem e na integração dos sistemas. É a partir de uma infraestrutura consistente e corretamente instalada que as informações ficarão bem protegidas.

Conclusão

Como foi visto no artigo, o Outsourcing de TI pode ser uma forma interessante de reduzir custos na área da Tecnologia de Informação, além de trazer inúmeros benefícios, como uma maior segurança para os bancos de dados e a possibilidade de utilizar tecnologia de ponta para a administração do negócio.

E aí, gostou de saber mais sobre o Outsourcing em TI? Então aproveite para ler outros textos em nosso blog e, caso queira nos contatar, preencha esse formulário para enviar a sua mensagem.