Fale conosco
21/03/2021 - Aprenda, Dinamio

Active Directory: saiba o que é e como funciona esse recurso

O Active Directory é uma ferramenta da Microsoft que gerencia os usuários de uma rede - esse serviço é chamado de diretório. De acordo com definição da própria Microsoft, o Active Directory, ou AD, vai armazenar informações sobre os objetos que se encontram na rede, fazendo com que elas se tornem fáceis de serem encontradas e manuseadas.

Isso acontece porque o AD utiliza uma base estruturada para o armazenamento de dados, seguindo uma lógica hierárquica.

Organização

A organização dos dados no Active Directory é feita através de três níveis, sendo eles o esquema, domínio e a configuração. Os domínios podem ser entendidos através dos conceitos de árvores e florestas.

Um domínio é a estrutura mais ampla e pode ser entendido, de maneira geral, como uma classe de recursos. As árvores são um ou mais domínios dispostos hierarquicamente e que possuem um esquema comum. Os domínios, de acordo com a Microsoft, podem ser estruturados em uma floresta para fornecer dados e autonomia de serviço para otimizar a replicação em uma determinada região.

As florestas, também de acordo com a Microsoft, são os limites de segurança da estrutura lógica. Elas podem ser organizadas para fornecer dados e autonomia de serviço, permitindo o isolamento em uma organização, de maneira que podem refletir as identidades do site e do grupo.

Para que serve

Apesar de parecer complicado à primeira vista, o Active Directory pode ser definido, simplesmente, como um conjunto de dados dos usuários de uma empresa, por exemplo. Através dele, as gestões têm acesso ao nome, ao login, aos cargos, aos perfis e outras informações dos funcionários.

Isso permite maior agilidade nos processos, no sentido que com um diretório se tem o controle de diversos sistemas e serviços da corporação. Assim, um funcionário não terá que criar diversos logins para acessar sistemas ao longo do dia.

Recursos

Dentre os principais recursos do Active Directory, podemos citar a unificação e autenticação centralizada. Isso permite que os usuários acessem os recursos em rede através de um único login, feito geralmente no início do expediente, quando se inicia o sistema operacional em sua máquina.

O gerenciamento de acessos e replicação de dados também se torna mais eficiente, no sentido de que técnicos têm acesso aos dados de contato de quem está no sistema e também às configurações de desktop. Outro recurso simples, mas que auxilia bastante nas tarefas de um escritório, por exemplo, são as informações da fila da impressora.

Versatilidade

De acordo com a Microsoft, o Active Directory também permite maior planejamento e definição dos designs. As empresas podem adaptar o AD de forma a atender suas necessidades.

A Microsoft cita os passos para esse planejamento: o design deve ser desenvolvido e, depois de aprovado, a equipe de implantação deve testar em um ambiente controlado e depois no ambiente e produção. Nessa fase, são verificados pontos de melhoria. Concluída a implantação, a equipe de operações será responsável por manter o serviço de diretório.

Segurança

Todos os mecanismos do AD são protegidos por avançados sistemas de segurança para manter as operações em pleno funcionamento.

Quer saber mais sobre esse e outros recursos? Preencha nosso formulário de contato.