Fale conosco

Descubra quais são os principais tipos de outsourcing em TI e suas vantagens

O outsourcing em Tecnologia da Informação (TI) está ganhando cada vez mais importância dentro do mercado corporativo. Isto porque ele ajuda na redução dos custos e na otimização do desempenho dentro das empresas.

Mas você sabe quais são os principais tipos de outsourcing de TI? Conhece suas vantagens? Leia este artigo para entender mais sobre o assunto.

Tipos de outsourcing de TI

O outsourcing de TI tem como foco trazer melhores resultados para a empresa contratante. Para isso, ele é dividido em três tipos diferentes. A empresa deve escolher qual deles é o mais adequado para trabalhar com ela.

Os três tipos de outsourcing de TI são:

1. Offshore Outsourcing:

É a contratação de um parceiro para realizar o outsourcing de TI que se localiza em um país diferente de onde a empresa fica, como a Rússia, a Índia ou a China, por exemplo. A grande vantagem desse tipo é a possibilidade de direcionamento dos serviços para lugares com custos trabalhistas menores, o que diminuirá os gastos da empresa.

Ele pode ser considerado ideal para aqueles momentos de instabilidade econômica no país. No entanto, é preciso ficar atento às diferenças regionais, como o fuso horário, por exemplo, além das culturais - o que pode dificultar e até impossibilitar a assinatura do contrato.

2. Onshore Outsourcing:

Neste tipo de outsourcing de TI, a organização faz a contratação de um parceiro que atua em seu país de origem. No entanto, este é o tipo de outsourcing mais caro. A vantagem é que este modelo tem barreiras linguísticas e culturais menores, promovendo a integração entre empresa e prestador com maior segurança e agilidade.

3. Nearshore Outsourcing:

Neste caso, a organização faz a contratação dos serviços de um outsourcing que se localiza em um país vizinho, reduzindo os problemas com diferenças culturais e com o fuso horário. Com isso, a empresa contratante pode ter o benefício de uma diminuição em seus custos, embora ela não seja tão expressiva como no caso do Offshore Outsourcing.

Por que investir em outsourcing?

A seguir, citaremos algumas vantagens em adotar o outsourcing de TI em sua empresa. São elas:

· Diminuição de custos operacionais: ao contratar um outsourcing, sua empresa irá pagar apenas pela quantidade de profissionais necessária por um período determinado. Há ainda, por exemplo, a possibilidade de substituição dos equipamentos, caso a tecnologia não seja a que atende melhor ao seu negócio. Estes serviços poderiam sair muito caro, mas, por meio da terceirização, seus custos são reduzidos;

· Flexibilidade: com o outsourcing de TI, o quantitativo de colaboradores de uma equipe poderá ser modificado no momento que for. O tipo de profissional especialista também pode ser mudado quando for necessário;

· Otimização dos processos: o modelo permite que a empresa contrate somente os profissionais especializados em diversas áreas de tecnologia, eliminando a necessidade de treinamentos longos e extenuantes. Isso provoca um ganho na qualidade do trabalho diário, otimizando o desempenho de cada um dos serviços, contemplados pelo contrato.

Este artigo foi interessante? Você conseguiu compreender quais são os principais tipos de outsourcing em TI e quais as suas vantagens? Agora acesse nosso site e leia outros textos sobre outros temas relacionados a TI. Preencha o formulário e entre em contato conosco para dúvidas e outras informações.