Fale conosco
29/03/2021 - Aprenda, Outsourcing

5 problemas que sua empresa pode ter por não usar outsourcing de TI

Muitas empresas não percebem a importância de utilizar outsourcing de TI e acabam adotando outras práticas que podem ser prejudiciais para o desenvolvimento da empresa.

Quer saber quais os principais danos causados pela falta de outsourcing de TI? Listamos 4 problemas para que você fique atento e evite esses transtornos. Confira agora mesmo!

A importância de outsourcing de TI

O outsourcing de TI consiste numa terceirização que pode ser utilizada para que as empresas possam otimizar sua gestão de operações e resolvam alguns problemas diários que afetam as necessidades de atendimento dos usuários e o desempenho dos equipamentos.

Portanto, os profissionais podem alocar mais tempo todos os dias para atender os potenciais clientes e parceiros de negócios. Observe agora os seguintes problemas que ocorrem em decorrência de não se usar o outsourcing de TI.

Suporte inadequado aos usuários

Todas as empresas necessitam de um mecanismo específico para que seus profissionais de TI atendam às necessidades do usuário. Isso garante que a empresa ofereça um suporte adequado a todos os envolvidos no ambiente organizacional.

Entretanto, quando os profissionais da região têm dificuldade em resolver problemas e dar suporte adequado aos departamentos internos, o desempenho de toda a empresa diminui, decaindo de uma forma extremamente prejudicial.

Dificuldade em focar no core business

Para um bom desenvolvimento da empresa, pensando principalmente em manter a integridade funcional do ambiente organizacional, é imprescindível manter foco absoluto no core business.

Ou seja, sem o outsourcing de TI, o gestor sente dificuldade em desenvolver o planejamento estratégico da organização. Dessa forma, a empresa não consegue direcionar profissionais de TI qualificados e aumenta ainda mais os problemas na infraestrutura interna, o que afeta diretamente no tempo que o empresário não terá para se dedicar ao core business da empresa.

Falta de integração nos parâmetros competitivos

Quando o empresário deixa de investir no outsourcing de TI, ocorre o desalinhamento da atuação estratégica. Isso significa que os serviços de tecnologia serão oferecidos abaixo da qualidade que o mercado exige.

Além disso, nem sempre os gestores possuem o conhecimento necessário, pois nem sempre precisam possuir esse conhecimento específico para contratar os profissionais dessa área. Contratando a TI terceirizada, o recrutamento fica por conta do contratado e você pode focar no seu negócio, que, afinal, é o que necessita de sua atenção completa.

Problemas na infraestrutura

A falha da infraestrutura interna pode ter um impacto significativo na eficiência dos negócios. Por exemplo, sempre que houver um problema com o sistema ou equipamento de rede, a produtividade dos funcionários será afetada por interrupções e necessidade de refazer algumas atividades. Para evitar falhas contínuas, as empresas precisam utilizar o outsourcing de TI.

Nesse caso, os técnicos serão designados para realizar a manutenção preventiva, garantindo suporte ao usuário com procedimentos de correção de erros.

A frequência de falhas de operação será reduzida, economizando custos e melhorando os indicadores. A manutenção preventiva é combinada com outras estratégias para criar um ambiente onde toda a infraestrutura é de alto desempenho. Evitando esses problemas, sua empresa consegue desenvolver os negócios plenamente.