Fale conosco
09/04/2021 - Aprenda, Dinamio, Microsoft

4 benefícios e vantagens de hospedagem de servidores em nuvem

Devido ao crescente desenvolvimento tecnológico na atualidade, podemos notar o surgimento de diversos recursos para otimizar ainda mais as atividades de uma empresa. Um deles é a oportunidade de centralizar informações e dados corporativos importantes em nuvem, ao invés de arquivá-los em servidores locais.

Essa nova tendência traz inúmeros pontos positivos para os negócios, especialmente a competitividade. Quer saber como? Então confira o nosso post até o final e conheça os principais benefícios e vantagens da hospedagem de serviços em nuvem para as empresas.

1. Redução de custos

Antes de tudo, quando o assunto é o gerenciamento de informações em servidores locais, podemos pensar nos gastos decorrentes desses processos. Isso porque, o arquivamento de informações nesses hardwares exige investimentos em novos maquinários, uma vez que os computadores oferecem quantidades máximas de memória, além de manutenções e outros cuidados especiais para não perder dados importantes.

Quando falamos da cloud computing (também conhecida como computação em nuvem), percebemos uma drástica redução de custos com maquinário, capital humano, manutenções preventivas, entre outros.

Isso ocorre porque as informações estarão arquivadas no meio virtual e, logo, não exigirão equipamentos modernos para o seu acesso. A única coisa que você precisa é de qualquer dispositivo com conexão de internet para acessá-las.

2. Acesso remoto

Não menos importante do que a redução de custos, é que os servidores em nuvem oferecem total flexibilidade para que os colaboradores acessem informações empresariais de qualquer lugar do mundo, sem necessariamente estar dentro da organização.

Como dito anteriormente, a internet está acessível em grande parte do globo e como os dados estarão alocados na nuvem, nada mais vantajoso do que ter tudo o que um colaborador precisa em qualquer lugar que ele estiver.

O processo ocorre de forma inversa quando paramos para analisar os servidores locais tradicionais. Eles estão instalados em máquinas, e, portanto, para conseguir algum dado ou informação, o gestor deve se locomover até a própria empresa para coletar os recursos.

3. Maior segurança

Além dos benefícios citados acima, não podemos deixar de mencionar um fator muito importante em relação aos serviços em nuvem: a segurança. Isso porque, os arquivos em rede podem ser facilmente administrados e controlados.

Na computação em nuvem, é possível verificar os usuários que estão online e como estão utilizando as informações em rede para atuar em suas atividades. Dessa forma, qualquer ação suspeita pode ser facilmente contestada e banida.

Além disso, os processos em nuvem contam com softwares altamente tecnológicos para auxiliar na rede, evitando que vírus e outros malwares entrem em sistemas para infectar ou roubar dados.

4. Competitividade

Em geral, podemos observar que as maiores empresas do mercado se preocupam em acompanhar tendências tecnológicas e incorporá-las aos seus processos internos.

Por isso, quando passamos a integrar novas ferramentas às atividades internas, especialmente a cloud computing, tendemos a acelerar ainda mais a produção, desenvolver produtos e serviços e automatizar práticas excessivamente manuais.

Tudo isso apenas oferece a oportunidade de uma empresa gerar autoridade de marca e conquistar cada vez mais clientes no mercado.

Agora que você já conhece os principais benefícios e vantagens dos servidores em nuvem para a sua empresa, que tal conhecer os nossos serviços? Preencha agora mesmo o nosso formulário para que possamos entrar em contato com você.