Fale conosco
30/04/2021 - Aprenda, Dinamio, Outsourcing

A importância de uma infraestrutura básica de TI

Para empresas ou agências governamentais de qualquer tamanho, a rápida implementação das tecnologias atuais traz desafios comerciais únicos. O gerenciamento da infraestrutura de TI — que não deve ser confundido com as amplas responsabilidades do gerenciamento de TI — administra os elementos operacionais básicos para o uso eficaz da tecnologia, informação e dados.

O termo infraestrutura de TI como um conjunto de elementos combinados, incluindo computadores, servidores, redes, dados, armazenamento, instalações físicas e virtuais, bem como software, processos, políticas, pessoal, treinamento, segurança, funções móveis, composição virtual e serviços baseados em nuvem para infraestrutura de TI.

Em geral, o gerenciamento da infraestrutura de TI está intimamente integrado às operações, estratégias e metas gerais da empresa. Para ajudá-lo a lidar com esse ambiente altamente complexo, criamos esse artigo para esclarecer o verdadeiro significado da infraestrutura de TI, seus princípios de gerenciamento e a importância da implementação. Confira agora mesmo!

O conceito de infraestrutura de TI

Parte das responsabilidades dos gestores inclui melhorar o valor do negócio otimizando a recuperação de informações, fornecendo respostas proativas para utilizar informações tecnológicas e adaptando-se rapidamente para obter uma experiência aprimorada aos usuários finais.

Para cumprir essa difícil tarefa, a liderança de TI conta com muitos elementos tangíveis e intangíveis que constituem a espinha dorsal técnica da organização, ou seja, a infraestrutura de TI.

Essa infraestrutura inclui todos os elementos que suportam o gerenciamento e a disponibilidade de dados e informações. Isso inclui hardware físico e instalações (incluindo data centers), armazenamento e recuperação de dados.

Além disso, integra sistemas de rede, interfaces e software que oferecem suporte aos objetivos de negócios da empresa. A estrutura também inclui recrutamento, treinamento, políticas, testes, procedimentos, atualizações e manutenção.

Importância da infraestrutura de TI

O departamento de TI interno da empresa enfrenta vários desafios de negócios, e o controle sobre a infraestrutura acaba fazendo a equipe trabalhar demais, o que dificilmente poderia satisfazer esses dois requisitos de forma satisfatória.

Ao fornecer gerenciamento de TI para MSP, a empresa pode melhorar o desempenho de suas equipes internas e elas terão mais tempo dedicado a encontrar tecnologias que possam ser utilizadas em suas atividades comerciais.

Implementação em longo prazo

Uma técnica básica para a escolha da tecnologia que o cliente deseja utilizar é expandir o serviço prestado de acordo com o crescimento da empresa contratada. Sempre que você começa a implementar infraestrutura de TI ou qualquer outro projeto nela, você precisa pensar muito sobre isso. Isso porque, se a empresa se desenvolver rapidamente, a tecnologia pode acompanhar esse ritmo?

A ideia é evitar a necessidade de paralisação das operações por problemas na tecnologia anteriormente instalada para que tecnologias mais potentes possam ser implantadas no futuro. Assim, isso pode evitar perdas e custos futuros causados pelo aluguel de um novo software ou hardware e garantir que não haja necessidade de alterar o ambiente de TI, economizando tempo valioso aos funcionários da empresa contratada.

Quer saber mais? Preencha o formulário de contato e tire todas as suas dúvidas conosco! Somos especializados na prestação de serviços de TI e trabalhamos com Outsourcing, Projetos, Vendas de Softwares de terceiros e Corpia.