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03/05/2021 - Aprenda, Dinamio, Outsourcing

Vantagens do Outsourcing em TI para produtividade de seus colaboradores

Outsourcing significa que a empresa terceirizou mais serviços básicos do âmbito organizacional. No campo da tecnologia da informação (TI), surge alguns benefícios na redução de custos, foco absoluto no negócio, práticas inovadoras e atualização tecnológica.

Ao terceirizar o departamento de TI, a empresa alcança uma vantagem competitiva, devido ao fornecedor trazer mais novidades e profissionais para atender a demanda, e a equipe interna da própria organização pode focar apenas no core business. A seguir, listamos as vantagens que essa terceirização traz para a produtividade dos colaboradores. Boa leitura!

Dedicação plena ao core business

A competição de mercado está se tornando cada vez mais acirrada, então as empresas devem sempre melhorar seus modelos de negócios. Ao obter suporte técnico de parceiros profissionais e experientes, a direção da empresa deixará de se preocupar com todos os assuntos que envolvem a área de TI, e usará sua força para atingir objetivos, vendas e alcance de mercado.

O tempo de resposta de projetos envolvendo tecnologia e suporte técnico necessário para concretizar a estratégia de negócios também tende a melhorar. Isso simplifica o processo, reduz o caminho para a solução e facilita as tomadas de decisões.

Capacitação das equipes

O custo da formação dos profissionais é alto, exceto pelo tempo que a empresa gasta na contratação de provedores de treinamento e pelo valor gasto com auxílio educação, despesas de viagem e hospedagem.

Na terceirização de TI, a contratação de profissionais é de responsabilidade do fornecedor terceirizado. Ele é responsável por trabalhar com profissionais bem treinados para prestar os serviços da melhor maneira possível, afinal, o fornecedor quer manter a posição da empresa como cliente, para a qual precisa comprovar os resultados.

Atualização tecnológica

Se houver produção de software na organização, melhorar o gerenciamento de TI envolve o uso de processos de gerenciamento de consolidação, como CMMi para desenvolvedores.

A aplicação de tecnologia e recursos humanos pode fornecer uma infraestrutura para o processamento de dados da organização. As atualizações técnicas incluem investimento contínuo e monitoramento de tendências.

Por exemplo, ao terceirizar serviços de TI (como gerenciamento de infraestrutura), um bom provedor de serviços de terceirização garantirá que essa atualização seja sempre feita. Isso leva a uma maior produtividade, pois o uso de equipamentos e softwares de última geração pode simplificar o processo e concluir mais trabalhos em menos tempo.

Prospectar inovações

Ao padronizar qualquer serviço internamente como responsabilidade de todos os colaboradores, a empresa não vai inovar porque não há troca de ideias.

A troca de experiências com fornecedores injeta novas ideias e perspectivas na organização, criando assim um ambiente de colaboração e co-criação, que pode beneficiar a cultura de inovação da empresa. Entre outras coisas, isso melhora a produtividade.

Esses recursos contribuem então para que os colaboradores, por estarem mais concentrados nas suas atividades principais, despertem a criatividade, a fim de inovar progressivamente e contribuir para a integridade funcional da organização.