Fale conosco
10/05/2021 - Aprenda, Dinamio

Entenda como funciona a consultoria em licenciamento de Software

Quem trabalha com softwares, sabe que o licenciamento dele pode ser uma grande questão dentro de uma empresa. Todo o processo que envolve esse licenciamento deve ser levado a sério, pois pode acarretar problemas legais para a empresa. Além disso, operando com um software licenciado, a empresa terá a sua disposição a melhor tecnologia para suas atividades.

Por esse motivo, os modelos de licenciamento de software devem ser analisados para que a empresa tome a melhor decisão no processo de compra. Para te ajudar nesse processo, a contratação de uma consultoria de licenciamento pode ser uma decisão bastante estratégica para o seu negócio. Para entender um pouco mais sobre o assunto, confira esse artigo que preparamos para você!

 

O que é licenciamento de software?

O licenciamento de software, é a permissão necessária para que a empresa possa utilizá-lo em seu negócio, mediante o pagamento de um determinado valor. Essa autorização irá garantir que o sistema possa ser utilizado em seu negócio, e que você terá a assistência necessária para garantir o bom funcionamento do mesmo.

 

Existem dois modelos principais de licenciamento de software no mercado:

• Licenciamento para a utilização com quantidade específica de equipamentos;

• Licenciamento que determina a quantidade de usuários que podem acessar.

 

Vantagens de se obter o licenciamento de software

Qualquer software que seja utilizado sem a devida licença é considerado ilegal, por esse motivo a licença é tão importante para a sua empresa. Mas além de operar legalmente, o licenciamento traz inúmeros benefícios para o seu negócio, como veremos a seguir:

Operação dentro da legalidade: utilizar um software não legalizado é considerado crime e pode trazer consequências para a sua empresa, como multas que podem ultrapassar três vezes o valor do software;

Tenha suporte contínuo: dentro da legalidade, a fabricante presta suporte continuo a qualquer problema que possa acontecer, como danos aos seus computadores e servidores;

Segurança de dados: um software obtido ilegalmente não garante nenhum tipo de segurança aos dados da sua empresa, que poderem ser roubados e divulgados. Com o devido licenciamento, a fabricante assegura a sua segurança digital e suporte para possíveis problemas.

 

Qual a importância de uma consultoria de licenciamento?

Como dissemos, existem tipos diferentes de licenciamento que devem ser escolhidos de acordo com as necessidades da sua empresa. Por esse motivo, a contratação de uma consultoria de licenciamento de software é tão importante: uma empresa especializada irá te ajudar a estabelecer melhor as suas necessidades e encontrar o melhor custo-benefício para o seu negócio. Será necessário avaliar diversos pontos, como:

 

- Quantidade de usuários: quantas pessoas irão utilizar esse software diariamente;

- Quantidade de instalações: em quantas máquinas ou servidores o software será instalado. Ele pode ser disponibilizado por computador ou diretamente no servidor local.

- Funcionalidades: é preciso entender quais as reais necessidades da empresa para estipular o tipo de licença que deve ser obtida, de acordo com as funcionalidades do software.

- Tempo de utilização: qual a frequência de acesso do software pelos seus colaboradores. Isso irá determinar o tipo de software que o seu negócio precisa.

 

Dependendo do seu negócio, da sua demanda e do tamanho da sua empresa, pode ser trabalhoso entender quais as licenças que devem ser obtidas e em que quantidade. Por esse motivo, uma consultoria de licenciamento de software pode ser uma grande aliada do seu negócio.

O que achou do nosso artigo? Se você se interessou pelo assunto, acesse o nosso site e preencha o formulário de contato!