Guia para organizar o Outsourcing de TI na sua empresa
Na atualidade, muitas organizações adotam estratégias de Outsourcing de TI. No entanto, embora a terceirização continue a se tornar mais prevalente, muitas empresas não entendem como gerenciar com êxito um relacionamento com terceiros.
Muitas vezes carecem de supervisão e controles eficazes para entender se estão recebendo o valor esperado de seus prestadores de serviços. Pensando nisso, montamos esse guia com dicas essenciais para organização do Outsourcing de TI na sua empresa. Boa leitura!
Alinhamento organizacional
Muitas organizações contratam um provedor terceirizado com base na indicação de um colega ou assinam um contrato com alguém com quem já têm um relacionamento antes de passar pela devida diligência. A maioria dos problemas que vemos nos relacionamentos de terceirização abaixo da média está relacionada ao escopo.
Além dos desafios de definição do escopo, alguns provedores de terceirização podem não ser adequados a uma perspectiva cultural. Um provedor terceirizado é uma extensão da sua organização, portanto, um processo de avaliação inicial deve considerar como um parceiro em potencial se alinha com seus objetivos e valores.
Otimização do relacionamento
Em muitos casos, as organizações selecionam um provedor terceirizado e presumem que não têm mais preocupações, permitindo que a função terceirizada prossiga sem supervisão efetiva. Infelizmente, alguns provedores tornam-se complacentes à medida que o relacionamento perdura, e você pode não receber o mesmo nível de serviço nos últimos anos como no primeiro ano.
O valor e o conselho estratégico do relacionamento podem diminuir lentamente se sua organização não estiver de olho no provedor.
Por exemplo, mesmo se você terceirizar a TI, sua empresa ainda deve ter um envolvimento significativo no comitê de direção de TI para entender o direcionamento da função e se ela está alinhada com a sua visão e certificar-se de que os terceiros estão fornecendo o serviço e a percepção que prometeram de uma perspectiva estratégica superior a um nível mais refinado.
Expertise no setor
Alguns provedores de terceirização são simplesmente mais adequados para uma empresa em um determinado setor ou de um tamanho específico. Seu provedor deve conhecer o seu negócio e como você planeja crescer para oferecer consultoria estratégica. A função terceirizada deve apoiar sua estratégia de negócios.
No entanto, se o seu provedor terceirizado não tiver um conhecimento profundo do que você está tentando realizar e como o negócio funciona, ele não poderá fornecer um conselho eficaz. Se o seu fornecedor não tiver experiência em seu setor, será difícil ser relevante e fornecer um conselho verdadeiramente estratégico.
Monitoramento estratégico
Independentemente das qualificações ou capacidades do seu provedor de terceirização, você deve avaliar seus fornecedores periodicamente para garantir que eles se alinhem com as demandas do seu setor, bem como com seus objetivos de curto e longo prazo.
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