Fale conosco
20/05/2021 - Outsourcing

Outsourcing de TI: investimento ou custo? Saiba aqui

Com as mudanças e os avanços tecnológicos do mercado, as empresas precisam se adaptar para usufruir de todos os benefícios que essas novidades podem oferecer.

Uma dúvida muito comum das empresas é sobre a necessidade de ter pessoas altamente qualificadas em suas equipes para lidar com todos esses recursos.

Isso gera um alto custo com mão de obra, que pode onerar demais o orçamento do negócio.

A solução pode ser encontrada no Outsourcing de TI.

 

O que é Outsourcing de TI?

O Outsourcing de TI pode ser compreendido pela terceirização da gestão dos recursos tecnológicos de uma determinada empresa.

Com ele, o negócio tem ao seu alcance o melhor da tecnologia da informação, sem que seja necessário investir muito na aquisição de soluções complexas.

Contar com o Outsourcing de TI como aliado do negócio é excelente, já que ele permite que a empresa otimize os custos sem perder o melhor da tecnologia.

 

Como investir no Outsourcing de TI?

Para aproveitar melhor essa abordagem é importante contratar uma empresa especializada no segmento, que oferecerá todos os recursos tecnológicos necessários para atender as necessidades do negócio.

Profissionais altamente qualificados e também as melhores e mais modernas ferramentas estarão disponíveis sempre que a empresa precisar.

Uma das principais vantagens do Outsourcing de TI é que, com a terceirização dos serviços tecnológicos que não são a atividade fim da empresa, a equipe pode utilizar seu tempo para criar estratégias eficientes para o negócio.

 

Afinal, o Outsourcing de TI é um gasto ou um investimento?

Com a tecnologia se tornando uma peça-chave para o crescimento dos negócios, e as empresas precisando focar mais na atividade fim do negócio, o Outsourcing de TI se torna uma solução estratégica.

Com ele é possível conseguir mais flexibilidade, aumentar a qualidade nos atendimentos, além de ampliar a produtividade da equipe. Por meio das parcerias de Outsourcing de TI, é possível promover o crescimento do negócio.

Sendo assim, adotar essa abordagem é um investimento importante, e não deve ser visto como gasto.

 

Veja os principais benefícios para a empresa:

- Reduzir os custos operacionais;

- Melhorar o foco da empresa;

- Acesso à tecnologia de última geração;

- Maior disponibilidade dos colaboradores;

- Suporte especializado;

- Flexibilidade.

 

Quais são os tipos de Outsourcing de TI?

Offshore Outsourcing

Esse modelo é caracterizado pela prestação de serviço para empresa em país diferente. O custo costuma ser menor, entretanto existe a diferença de idioma, de legislação vigente e também o fuso horário.

 

Onshore Outsourcing

Nesse modelo, tanto a empresa contratante como a contratada são do mesmo país, portanto partilham do mesmo idioma, fuso horário e legislação vigente.

 

Nearshore Outsourcing

Esse modelo é um meio termo entre os dois anteriores.

A empresa contratada está localizada em território próximo, porém diferente da contratante. A vantagem é contratar o serviço de uma localidade que esteja em melhor situação econômica.

Geralmente, por causa da proximidade, conflitos culturais e de comunicação não acontecem e o valor costuma ser mais baixo do que as contratações Offshore.

 

Conclusão

Todas as decisões relacionadas à empresa devem ser muito bem avaliadas, exigindo uma análise detalhada para garantir a melhor escolha.

Se você quer conhecer mais sobre o Outsourcing de TI e sobre outras soluções para a sua empresa, entre em contato por meio do nosso formulário.