Fale conosco

Em geral, sabemos que o objetivo de qualquer empresa no mercado é gerar competitividade. Entretanto, para que esse objetivo seja concretizado, é necessário reavaliar os processos internos e torná-los cada vez mais eficientes.

Nesse ponto, podemos entender a grande importância do setor de TI em um negócio, visto que dispõe de recursos e sistemas tecnológicos para conduzir os trâmites internos de forma mais segura e otimizada.

Para contribuir com a volatilidade desse setor, percebemos o incrível papel do ROI, que busca mensurar resultados para promover ainda mais eficiência nas atividades de TI. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

 

ROI em TI: O que é?

Antes de tudo, podemos dizer que o ROI (sigla para Return of Investment ou Retorno Sobre Investimento em tradução livre) nada mais é do que uma medida para determinar algum tipo de desempenho. Em outras palavras, o ROI é geralmente utilizado para avaliar a eficiência que ocorre em processos financeiros e fazer a comparação dos resultados que foram obtidos.

Ou seja, quanto maior for o ROI, entendemos que o negócio é ainda mais lucrativo. Seguindo a mesma linha, também podemos entender de que quanto maior for o ROI em um determinado processo, departamento, projeto e entre outros relacionados, mais eficiente eles serão. Isso porque eles estão de acordo com o planejamento e seguem de acordo com o previsto pelo negócio, ou até mais.

Portanto, ao relacionarmos o ROI na área de TI, estamos relacionando os ganhos levantados por esse setor através de seus projetos e operações, após realizar a subtração dos custos que estão envolvidos nesse meio.

 

Qual é a importância do ROI na área de TI?

Como podemos perceber, nesses últimos anos, a tecnologia tem se desenvolvido de maneira substancial. A cada ano, ela se aprimora e está cada vez mais incrementada à rotina das empresas. Assim, ela deixou de ser apenas um apoio e se tornou altamente importante no quesito competitividade.

Dessa forma, podemos entender o quão importante o ROI acaba sendo na área de TI. Afinal, é preciso dar um jeito de mensurar os retornos que são obtidos dessa área, já que grande parte de seus recursos são intangíveis.

Outro motivo que também demonstra a importância do ROI na TI é o fato de poder comprovar e justificar e eficiência de novos investimentos na área. Isso ocorre pelo fato de muitos negócios ainda não compreenderem o real papel da tecnologia nas rotinas empresariais e o quanto ela pode impactar positivamente os resultados, em especial operacionalmente.

Se formos exemplificar isso, basta apenas lembrarmos do fato de que quando um determinado gestor de TI consegue realizar o cálculo do ROI e demonstrá-lo em seus projetos, fica ainda mais fácil obter um aval para investir em novos recursos tecnológicos, por exemplo. Essa ação vai fortalecer ainda mais o papel da TI na empresa e fará esse setor se tornar bem-visto e respeitado entre os demais setores.

 

Conclusão

Conforme vimos, a ferramenta ROI integrada ao TI promove excelentes benefícios, a começar de processos cada vez mais enxutos, mensuráveis e que efetivamente entregarão resultados de valor à empresa.

Portanto, agora que já tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto, que tal conhecer os nossos serviços? Preencha agora mesmo o nosso formulário de contato e saiba como podemos ajudar seu negócio a se desenvolver muito mais.