Fale conosco

O mundo moderno exige expertise do empresariado, principalmente quando falamos sobre as questões voltadas às tecnologias. Entender como fazer uma gestão de recursos de TI, com as melhores práticas a serem aplicadas nesse negócio, é um diferencial competitivo.

Afinal, nem todo o gestor sabe da importância do tema. Investir certo é mais importante que gastar muito. E, para isso, há mecanismos consolidados que podem fazer com que esse setor seja um diferencial dentro do seu negócio.

Foi pensando justamente nisso que trazemos 5 práticas a serem aplicadas na empresa em relação a gestão de recursos de TI que você deve ficar atento. Confira!

 

1. Mensure a necessidade do seu negócio

O primeiro passo é mensurar e dimensionar a necessidade de TI em seu negócio. Ou seja, avaliar quanto e o que necessita para que tudo seja feito com excelência, alocando os recursos necessários para esse fim.

Isso inclui, por exemplo, a necessidade de infraestrutura física, se é possível trabalhar com soluções baseadas no Cloud Computing, a necessidade de virtualização de servidores, entre outros dados, serviços e métricas que te ajudam a tomar as decisões subsequentes.

 

2. Acompanhe os recursos periodicamente

Não apenas possuir, mas também ter controle dos recursos é indispensável para uma gestão efetiva de TI na sua empresa. Isso inclui, por exemplo, entender quais ferramentas estão gerando o potencial desejado e aquelas que podem ser removidas da empresa.

Assim, através de relatórios e dados sobre o que você dispõe, podem-se criar planos para ampliar a infraestrutura (como a contratação de recursos escalonáveis), ou remodelar as funções da sua equipe nessa área – tema do nosso próximo tópico.

 

3. Gerencie pessoas (não máquinas)

Quando se tem o controle de como os diretores ou profissionais de TI agem e trazem os resultados, fica mais fácil gerenciar todos os recursos do setor. Ou seja: é possível encontrar lacunas e potencialidades mais na ação humana e menos no que é da tecnologia.
Projetos específicos para cada colaborador, que tragam resultados ou apresentem dados claros sobre a área, devem ser a prioridade na gestão.

 

4. Priorize a segurança do seu negócio

Dentro do contexto que trouxemos acima, é preciso que a segurança seja um dos principais fatores no gerenciamento do TI. Isso significa não apenas evitar que os dados e informações possam vazar, mas que a empresa deixe de operar em caso de problemas.

Acidentes, como incêndios, inundações ou liberação de acesso restrito para usuários maliciosos podem parecer distantes do seu negócio, mas devem fazer parte de um plano de contingenciamento em uma boa gestão de TI.

 

5. Aposte em empresas parceiras

Para fechar as dicas práticas para aplicar na empresa em relação a gestão de recursos de TI, isso pode ser feito com parceiras de negócios ou a terceirização de serviços do setor. Assim, buscam-se profissionais que tenham know how nesse gerenciamento.

Isso impacta diretamente na produtividade, visto que você poderá dar atenção a outras demandas e sua equipe focará nas diversas rotinas produtivas excedentes. Além disso, tem-se uma visão especial e de fora sobre vícios que podem onerar a infraestrutura de TI da sua empresa.

Agora que você já sabe como um bom gerenciamento no setor se dá, preencha nosso formulário e veja como podemos te ajudar.