Fale conosco

Ações mal-intencionadas e ransomware dentro dos nossos ambientes de TI são prevalentes no mundo todo. A última linha de defesa serão os seus backups.

Avançando para o lançamento do Veeam Backup & Replication v11, nós habilitamos uma maneira de armazenar dados, agnóstica em relação ao hardware, em seu local primário, utilizando o Linux com o NOVO Repositório Linux Seguro.

Benefícios do backup imutável em storage

Por definição, a imutabilidade é uma condição que impede a exclusão ou modificação dos dados em storage.

Sabendo que os dados são essenciais para todas as empresas, utilizar uma cópia imutável do backup garante que haja uma versão intocada desses dados, que sempre será recuperável e segura em qualquer cenário de falha.

O Veeam Backup & Replication v11 permite que você armazene on-site os backups de retenção de curto prazo, para obter recuperação rápida com a proteção da imutabilidade. Além do mais, agora você pode colocar esses backups em camadas usando uma opção externa de storage de objeto imutável, obtendo proteção adicional contra atividades mal-intencionadas ou exclusão acidental.

O storage de backup imutável pode ajudar nos seguintes casos:

  • Dados de produção corrompidos ou comprometidos
  • Exclusão acidental de dados de produção
  • Atividade mal-intencionada interna, administradores modificando a retenção das tarefas de backup ou excluindo pontos de restauração.

 

O que é o Repositório Linux Seguro?

O Repositório Linux Seguro permite que os backups primários sejam imutáveis. Isso é feito oferecendo a capacidade de obter storage de backup imutável on-site, usando computação genérica e storage, com uma distribuição do Linux x64 suportada que forneça essa funcionalidade.

A imutabilidade protege seus dados contra perda por atividade de malware ou outros cenários de falha, já mencionados anteriormente, proibindo temporariamente a exclusão ou modificação dos dados.

Configuração simples

Tudo o que fazemos na Veeam é projetado para promover e apoiar a simplicidade, independentemente da complexidade técnica subjacente. O Repositório Seguro da Veeam não é diferente.

Você vai precisar de:

  • Um servidor físico com storage anexado direto ou storage com conexão SAN. Ele será executado como uma máquina virtual, mas você deve considerar as implicações sobre em qual lugar ele está sendo executado e o storage é apresentado.
  • Uma distribuição Linux (a edição de 64 bits do Linux deve ser capaz de executar programas de 32 bits)
  • É aconselhável que a distribuição Linux suporte o sistema de arquivos XFS (tecnologia de clonagem de blocos)
  • A distribuição Linux deve suportar o comando chattr
  • Veeam Backup & Replication v11 ou mais recente
  • Os tipos de backup Veeam usados devem ser completos ativos ou incremental progressivo com backups sintéticos periódicos.
  • As tarefas de cópia de backup da Veeam devem ter pontos de GFS configurados.

Você verá que, entre os itens acima, não há requisitos para hardware ou appliances específicos! O repositório seguro será adicionado ao seu servidor de gerenciamento do Veeam Backup & Replication, da mesma maneira que você adiciona todos os outros tipos de repositórios. Uma abordagem extremamente simples, orientada por assistentes, requer apenas uma marca de verificação para ativar esse recurso.

Conte com a Dinamio para implantar esta funcionalidade no seu backup e para tomar conta das atividades administrativas do seu backup seja qual for a solução de backup que possui. Peça mais informações clicando aqui.