Fale conosco

O gerenciamento de serviços de TI vem se tornando uma atividade muito importante dentro das empresas dos mais diversos setores.

A crescente implementação dos procedimentos que envolvem a Tecnologia da Informação demanda o aprimoramento de todos os processos de gestão.

Com base nisso, é importante combinar o gerenciamento de serviços de TI com as tecnologias mais eficientes do mercado para que as empresas possam trabalhar com segurança e eficiência.

 

Gerenciamento de serviços de TI: O que é?

O gerenciamento de serviços de TI (GSTI) trata-se de um grupo de processos e procedimentos que envolvem todas as etapas das atividades de TI. Entre elas estão o planejamento, o desenvolvimento e o monitoramento.

O termo também é conhecido pela expressão inglesa Information Technology Service Management (ITSM).

Atualmente, o gerenciamento de serviços de TI tem o objetivo de fornecer serviços de qualidade aos clientes.

Assim, para que as empresas obtenham resultados satisfatórios é fundamental investir em profissionais, processos e tecnologias eficientes.

 

Como implementar o gerenciamento de serviços de TI no seu negócio?

Alguns procedimentos são muito importantes para a implementação do gerenciamento de serviços de TI em uma empresa. Confira!

 

Estude a infraestrutura e as tecnologias disponíveis

Antes de realizar uma transformação no setor de TI, é importante fazer um estudo sobre a infraestrutura da empresa e das tecnologias disponíveis.

Tenha em mente que ao promover mudanças na área de TI, você também incentivará alterações em todos os departamentos da organização.

Dessa forma, ao realizar uma análise da infraestrutura será possível perceber a maneira como a empresa será impactada após a implementação do gerenciamento de serviços de TI.

 

Identifique os possíveis problemas

Procure identificar a existência de problemas como possíveis riscos ou gargalos, além de fraquezas em determinados setores da empresa.

Após conhecer os problemas, estude as melhores formas de corrigi-los e busque recursos para que eles não voltem a incomodar ou comprometer a corporação.

 

Planeje o gerenciamento de serviço de TI

Nesta etapa é possível iniciar o planejamento de uma gestão de serviço de TI eficiente para a sua empresa.

Se possível, compare-a com o processo atual de gerenciamento. Em seguida, estude os melhores procedimentos para garantir maior sucesso nessas atividades.

Uma dica consiste na análise de alguns aspectos que precisam ser corrigidos ou, quem sabe, modificados por recursos mais eficientes e atuais.
 

Elabore um protocolo de gestão de incidentes

Uma das vantagens do processo de gerenciamento dos serviços de TI é a realização preventiva dos procedimentos com base nas possíveis ameaças.

Por esse motivo, estabelecer um protocolo de incidentes é um procedimento fundamental para garantir um bom processo de gestão.

Ele deve ser elaborado com base em todos os riscos que podem afetar o setor de Tecnologia da Informação.

Dessa forma, é possível precaver possíveis invasões ao sistema da empresa, tal como o vazamento de dados e informações.

Assim, priorize as ameaças que indicam maiores riscos à entidade, seja um prejuízo referente às finanças ou a reputação da marca.

Quer saber mais? Entre em preencha nosso formulário e envie uma mensagem. Teremos profundo prazer em responder as suas perguntas.