Fale conosco

Devido ao crescente desenvolvimento dos processos tecnológicos na atualidade, podemos notar a necessidade de acompanhar essas tendências para garantir ainda mais competitividade no mercado.

Nesse quesito, percebemos que a Gestão de TI nas empresas obtém diversos desafios em sua jornada, pois precisa continuamente elaborar medidas mais sustentáveis e otimizadas para garantir uma infraestrutura competitiva nos negócios.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba mais sobre os desafios da Gestão de TI nas empresas atuais.

 

O que é Gestão de TI?

Antes de tudo, podemos definir que a Gestão de TI se encontra voltada a administração dos recursos tecnológicos que uma empresa possui. Esses recursos acabam sendo relacionados ao tratamento, armazenamento e a respectiva proteção de informações e sistemas, envolvendo a coleta, separação, comparação, e por último, a distribuição de dados.

Em outras palavras, entendemos que a Gestão de TI nada mais é do que um treinamento para a administração de hardwares e softwares, bem como a proteção de dados e a otimização das atividades de equipes relacionadas a esse setor.

 

Quais são os principais desafios da Gestão de TI nas empresas atuais?

Mesmo que essa gestão já tenha — em teoria — todos os mecanismos certos para atuar de forma eficiente na infraestrutura tecnológica nas empresas, devido ao crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, muitos desafios são encontrados pela TI. Esses desafios podem estar relacionados à competitividade ou até mesmo na busca por otimizações internas.

Sendo assim, confira abaixo quais são os principais desafios atuais nessa gestão:

 

1. Segurança da informação

Em geral, sabemos que diversas empresas já possuem suas informações, dados e aplicações hospedadas na tão famosa cloud computing — ou computação em nuvem. Os avanços desse tipo de tecnologia acabam envolvendo uma grande discussão em relação à proteção de dados de seus clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores, por exemplo. Logo, o mercado acaba exigindo que as empresas tenham sistemas cada vez mais dinâmicos, seguros e flexíveis.

Entre essas questões, é possível implementar recursos como:

  • Criptografia;
  • Autenticação de canais e consumidores;
  • Espelhamentos das bases de dados.

Logo, todos esses itens vão garantir um armazenamento em nuvem ainda mais seguro e eficiente.

 

2. Atualização constante/automática de processos internos

Já que o mercado está cada vez mais saturado, e os clientes exigem processos mais práticos, a marca que ganhará destaque será aquela que conseguirá adaptar-se ainda melhor às demandas.

Por esse motivo, é crucial entender que a Gestão de TI não está relacionada somente com processos técnicos, mas como também com as devidas estratégias para a corporação, sejam elas a curto, médio ou a longo prazo.

Com isso, entendemos que operações complexas exigem apoio de tecnologia, e logo, é necessário revisar os acervos tecnológicos disponíveis, e se possível, atualizá-los para modelos mais robustos.

 

3. Integração de equipes

Fazer com que as novas implementações tecnológicas na empresa consigam integrar as equipes internas, também acaba sendo um desafio para a gestão. Isso porque existem colaboradores que não possuem habilidades e competências necessárias para lidar com essas novas ferramentas.

Nesses casos, cabe à gestão de TI, com o apoio do RH, prover treinamentos e palestras para desenvolver a capacidade dos colaboradores para interagirem bem com essas novas tecnologias, e logo, tornar as equipes cada vez mais integradas.

 

Conclusão

Conforme vimos, a tecnologia traz consigo diversos desafios para as empresas, uma vez que os clientes exigem processos cada vez mais práticos, modernos e eficientes.

Olhando para o ambiente interno, é necessário prover meios para tornar as atividades mais fluidas, garantir a segurança da informação e entender como os grandes players do mercado atuam para inspirar-se nas mais diversas ferramentas e processos tecnológicos estratégicos.

Portanto, agora que você já sabe os principais desafios da gestão de TI no mercado atual, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos elevar o nível tecnológico da sua empresa para ações mais estratégicas, eficientes e modernas.