Fale conosco

Já ouviu o termo Internet of Things (IoT) e não entendeu? Embora esse conceito pareça ser complexo, facilmente você consegue entender a definição dessa ideia, já que é algo que está presente no dia a dia de qualquer pessoa.

Acompanhe esse artigo atentamente para compreender alguns detalhes sobre o assunto.

Boa leitura!

 

Afinal, o que IoT?

Ainda que IoT ou Internet of Things seja um termo bastante conhecido no mundo, a ideia é algo que desperta uma série de questionamentos. Em suma, IoT se refere diretamente à ideia de incorporação do universo físico com o mundo digital.

De forma geral, Internet of Things (“Internet das Coisas”, em português) é um grupo de objetos que estão conectados, sem a necessidade de usar fios, através, unicamente, de uma rede, tal como, a internet.

A palavra “Coisas” do nome concerne aos elementos da nossa rotina que aproveitam o poder computacional devido aos atuadores, sensores e chips que são instalados para promover a comunicação.

Em outras palavras, Internet of Things (IoT) é a conexão entre objetos convencionados com a internet.

 

O funcionamento da IoT

Resumindo, há três fatores imprescindíveis que permitem o funcionamento eficiente desse tipo de tecnologia:
1. A rede é o primeiro fator. Entenda que essa é a forma de comunicação, o Wi-Fi, Bluetooth, 4G e 5G são alguns exemplos;
2. Em seguida temos os dispositivos que vão fazer a conexão, logo, pode ser objetos ou wearables, e é necessário que eles estejam equipados com elementos que permitem a conectividade com a rede, ou seja, antenas, chips, sensores, entre outros;
3. O último ponto é o sistema de controle utilizado para captar e tratar os dados, o que também tem a responsabilidade por conexões novas, com base nestes dados.

 

Exemplos de IoT

Se ainda não está muito claro o que é Internet of Things, compreenda a partir de alguns exemplos.
• No setor agropecuário é possível usar sensores com a intenção de identificar a temperatura e umidade do solo;
• Já em supermercado, a IoT pode transformar as prateleiras em objetos inteligentes com a possibilidade de informar quando o estoque está acabando;
• Em hospitais, o recurso pode ser conectado aos pacientes, transmitindo os dados essenciais em tempo real.

 

Qual é o propósito da IoT?

Primeiramente, entenda que a Internet of Things (IoT) é extremamente versátil, ou seja, qualquer segmento empresarial pode aproveitar os benefícios dessa inovação. Atualmente, já percebemos diferentes casos de sucesso acontecendo, responsáveis por:
• Eliminação de gastos;
• Aprimoramento da eficiência de operações;
• Aumento do lucro.
Desse modo, é complicado definir qual é o objetivo da IoT em diferentes aspectos. Isso se dá, visto que temos a possibilidade de conquistar muitos propósitos, que mudam conforme a demanda específica de cada indivíduo e usuário.

Contudo, é possível dizer que é uma inovação que serve para dar poder aos empreendimentos, potencializar a autonomia e permitir melhores oportunidades em seus cenários.

 

A importância da IoT

Não há dúvidas de que a Internet of Things (IoT) é importante e ao trazê-la para o nosso cotidiano, a nossa vida é melhorada, assim como qualquer procedimento industrial e comercial.

Imagine o smartphone. O dispositivo tem acesso ao mundo online e é capaz de proporcionar diversas vantagens no dia a dia, certo? Agora pense se vários outros objetos também tivessem esse poder de conexão.

Embora as milhares de possibilidades proporcionadas pela IoT assustem alguns, não dá para negar que podemos aproveitar benefícios incríveis com a incorporação do conceito no dia a dia.

Gostou do conteúdo? Não deixe de preencher o nosso formulário para manter contato com a gente!