Em geral, podemos perceber o quanto têm mudado a forma de consumir serviços e produtos. E isso tem ocorrido graças ao avanço tecnológico, que tende a otimizar ainda mais as relações entre empresa e consumidor, especialmente no meio digital. Por esse motivo, o profissional precisa acompanhar essa evolução e incorporar novas skills em suas habilidades e competências, a fim de garantir valores atuais para a sua empresa.
Quer saber quais são elas? Então, confira o nosso post até o final e veja 6 skills que todo profissional em TI deve ter.
1. Visão de Negócios
Primeiro de tudo, o profissional de TI nos contextos atuais deve perceber que o engajamento advindo das camadas estratégicas da empresa acaba demandando uma visão de negócios que satisfaça às tomadas de decisões, além do direcionamento de ações para que os objetivos da corporação possam ser alcançados, e mais do que isso, sob uma perspectiva ainda mais realista.
2. Relacionamento interpessoal
Antes de tudo, uma das habilidades que são mais procuradas pelas empresas, nos contextos atuais, é o relacionamento interpessoal, ou, mais precisamente, um conjunto de competências e atributos que tem como principal objetivo a melhoria das interações com os outros e até mesmo com o próprio ambiente que o circula. Esse conjunto é denominado soft skills e deve estar em total sincronia com as competências intelectuais e técnicas, para que os trabalhos sejam realizados de maneira coletivamente eficiente.
3. Abertura para inovações
Em um mercado que oferece um constante dinamismo, estar aberto às inovações acaba se tornando um dos diferenciais! Isso porque eles produzem soluções que podem ser pensadas “fora da casinha”, por assim dizer. Por esse motivo, é crucial observar as tendências tecnológicas no mercado, a fim de incorporá-las em seus sistemas internos, e com isso, conseguir trazer inovações para as atividades prestadas.
4. Espírito de liderança
Embora nem todos já nasçam mais propensos a se tornarem líderes, é possível cultivar algumas características de liderança, e incorporá-las ao seu perfil, enquanto profissional! Isso é necessário porque, dentro das empresas e de setores internos competentes, o profissional em TI precisa oferecer uma voz mais ativa, bem no momento da elaboração das estratégias, visando reduzir os custos operacionais, e assim, contribuir com o aumento da capacidade de processar dados e informações, por exemplo. Ou delegá-los de maneira fluida, estratégica e sustentável.
5. Ser questionador
Caso você não saiba, o ambiente empresarial inserido neste século precisa ser integrável e flexível. Ou seja, a postura que é questionadora, tende a buscar formas para desafiar os modelos que já são existentes. Á primeiro momento, essa ação pode ser arriscada, entretanto, de acordo com a própria história, os grandes gênios e líderes apenas conseguiram enormes feitos justamente por terem questionado os padrões nos quais estavam inseridos.
6. Pensamento analítico
Não menos importante do que todos os itens citados acima, é construir uma perícia mais objetiva e a análise de sistemas mais tecnológicos! Quando encaixamos esse tipo de pensamento em nosso perfil e o aprimoramos constantemente em nossa rotina, conseguimos encontrar respostas de forma analítica, basicamente utilizando a criatividade.
Por esse motivo, o pensamento analítico deve ser aplicado para avaliar os riscos em cenários, especialmente onde a inovação tende a ser a primeira alternativa.
Gostou das dicas? Conforme vimos, os profissionais de TI precisam habilitar skills importantes para não somente garantir sucesso na carreira, mas como também para melhorarem cada vez mais como pessoas! As skills precisam ser trabalhadas constantemente, especialmente pela modernidade, que tende a mudar as formas de consumir serviços e produtos.
Dessa forma, o profissional de TI também precisa avaliar essa mudança com suas novas skills, a fim de contribuir com serviços de valor à empresa, que repassará isso aos seus clientes finais.