Fale conosco

Quer entender melhor o conceito de Business Intelligence? Esse é o artigo ideal para você. Esse é um termo cada vez mais usado e, seguramente, é um processo que pode ajudar no gerenciamento de qualquer setor de TI.

Quer entender mais sobre esse assunto, não é mesmo? Continue acompanhando esse texto com atenção.

Boa leitura!

 

Afinal, o que é Business Intelligence? Entenda

De forma geral, o Business Intelligence, também conhecido popularmente como BI, é um recurso que proporciona apoio às escolhas de negócio se baseando em avaliação estrutural de dados colhidos a partir de diferentes fontes.

Em outras palavras, é um processo que oferece suporte para qualquer decisão de maneira inteligente, por meio de um sistema que é capaz de captar dados.

Esse processo é todo guiado por tecnologia para avaliar os dados e disponibilizar informações importantes para auxiliar empreendedores, gestores e qualquer indivíduo do setor corporativo.

Justamente por esse motivo que esse conceito também se conecta com a inteligência de negócio, uma vez que coleta, organiza e avalia os dados para as escolhas que precisam ser realizadas.

Logo, o BI abrange uma diversidade muito grande de métodos, recursos e aplicativos para que seja possível coletar os dados necessários, seja de fontes externas, seja de sistemas internos.

Isso ocorre, dado que essas informações são indispensáveis no momento de tomar alguma decisão e precisam passar por certo processamento para entendimento. Portanto, as ferramentas especiais, decodificam essa enorme quantidade de conteúdo e, consequentemente, promovem projetos precisos, significativos e apropriados.

 

Como o Business Intelligence ajuda no gerenciamento de TI?

1: Coletando dados coesos

Entenda que o BI é responsável por analisar e confrontar dados de forma muito mais complexo, já que recorrem a máquinas extremamente inteligentes e fazem cálculos difíceis.

Para a gestão de TI isso é interessante, pois, as análises avaliam a performance de atividades, os padrões no comportamento de cada indivíduo e conseguem proporcionar dados coerentes e transparentes para o setor.

Desse modo, dá para aprimorar diferentes procedimentos e, até mesmo, desenvolver serviços que serão mais aceitos por clientes.

 

2: Proporciona o melhor suporte para as escolhas

Compreenda que o Business Intelligence pode analisar qual é a melhor fornecedora para impressora que deve receber o seu capital, logo, proporciona dados precisos para apoiar as decisões.

Para o empreendimento de gerenciamento de TI, essa coleta de dados pode ser feita no sistema usado para a gestão de clientes, por exemplo, analisar a performance financeira, se o tempo dedicado é aproveitado e se o consumidor possui uma nova particularidade ou demanda.

Certamente, é algo que o BI faz e auxilia na gestão de TI, já que tais dados possibilitam que a empresa opere de forma preventiva na manutenção de relacionamento.

 

3: Torna qualquer empreendimento mais competitivo

Saiba que a gestão de TI e o Business Intelligence são serviços que podem ser terceirizados, em casos como esses, os dados coletados acabam sendo tratados e entregues aos gestores como informações de alta relevância.

Além disso, o BI é capaz de proporcionar suporte no desenvolvimento de serviços mais competitivos, visto que podem compreender e contrastar os possíveis resultados com o cliente.

Agora é com você! Preencha o nosso formulário para manter contato conosco.