Fale conosco
06/10/2021 - Aprenda, Suporte

Com a adoção em grande escala do trabalho remoto, as empresas precisaram fazer algumas adaptações nos seus sistemas e na forma de trabalho. Uma delas foi a virtualização de servidor.

Apesar de não ser um conceito recente, ele ainda gera algumas dúvidas sobre como a virtualização de servidor é feita, sua atuação e as vantagens da adoção desse sistema. Nesse texto, explicaremos melhor sobre esse processo.

 

Virtualização de servidor, o que é?

A visualização de servidor é uma arquitetura de software que permite a equipe de TI executar outros sistemas operacionais como "convidado" no servidor físico. Dessa forma, é possível criar copias virtuais do servidor físico.

Sendo que essas cópias são chamadas de máquinas virtuais. O interessante dessas copias é que elas funcionam de forma independente umas das outras.

Com a virtualização de servidor e a criação de máquinas virtuais, os recursos oferecidos pelo servidor físico podem ser espalhados pela internet. Assim, elas podem ser usadas para diversos fins.

Ou seja, a virtualização de servidor permite rodar diferentes programas e sistemas operacionais em cada uma das máquinas virtuais.

Esses sistemas operacionais podem atuar de forma simultânea e independente dentro do mesmo hardware, sem prejuízo das funcionalidades.

 

Virtualização de servidores, como funciona?

Atualmente, as empresas lidam com uma grande quantidade de dados. Por isso, os servidores físicos eram necessários armazenar todas essas informações. Entretanto, com o passar do tempo, o equipamento acaba ficando obsoleto e perde sua eficiência.

A virtualização de servidor permite que diferentes atividades sejam feitas em máquinas virtuais diferentes. Dessa forma, elas podem ser executadas com muito mais eficiência já que não estão ligadas a um hardware.

É importante ressaltar que, as máquinas virtuais criadas a partir da virtualização de servidores precisam de um hardware para existir. Entretanto, sua capacidade não é influenciada pelo hardware.

Ou seja, para fazer a virtualização de servidor a empresa precisa ter um servidor físico. Nele fica instalado o sistema operacional básico que depois será dividido em máquinas virtuais.

As máquinas virtuais podem ser personalizadas de acordo com os objetivos e necessidades da empresa.

 

Vantagens da virtualização de servidor

A visualização de servidor pode trazer alguns benefícios para a empresa. O principal deles é a redução de gastos, seja com infraestrutura, hardware e gastos operacionais.

Além disso, podemos destacar:

-Menor tempo de inatividade: A visualização de servidor diminui a perda de dados, paradas abruptas e outros problemas que poderiam causar a interrupção dos serviços e dos processos de produção.

-Automatização

-Maior ROI

-Otimização de tempo e do espaço

-Centralização de dados

-Simplicidade na recuperação de dados

-Independência do hardware

-Backup simplificado

-Adequação a diferentes formas de trabalho

-As máquinas virtuais podem ser usadas para fazer simulações e testes.

 

Conclusão

Fazer a virtualização de servidor é um excelente negócio para algumas empresas. Entretanto, ele precisa ser feito com cuidado e focada na gestão inteligente das informações. Sendo assim, é importante procurar os serviços de uma empresa especializada.

A Dinamio tem a solução de TI ideal para o seu negócio. Acesse o site e entre em contato conosco!