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A transformação digital das empresas já vem ocorrendo há algum tempo, e foi ainda mais acelerada nos últimos anos devido à crise gerada pela pandemia. Neste cenário, o setor de tecnologia acabou tornando-se um grande protagonista, e trazendo à tona preocupações novas, como a gestão de ativos em TI.

Por ser responsável pelo fluxo e funcionamento correto de todos os demais departamentos da empresa, o setor de TI precisa de uma atenção especial para garantir que esteja sendo sempre atualizado e conte com as melhores ferramentas disponíveis no mercado.

Para garantir que isso ocorra, é necessário saber fazer uma boa gestão de ativos em TI. Apesar de parecer simples, essa pode ser uma tarefa mais complicada de se realizar na prática. Por isso, confira algumas boas práticas para aplicar na sua empresa.

 

Entenda o que é gestão de ativos em TI

Ativos são tudo aquilo na sua empresa que pode se transformam em dinheiro. Fazer uma gestão de ativos, portanto, é definir atividades que visam extrair lucro desses ativos da empresa.

No caso do setor de TI, esta gestão refere-se a todos os componentes tecnológicos da empresa, sejam eles físicos (hardware) ou digitais (software). O intuito da gestão de ativos em TI é garantir que a empresa faça bons investimentos nesta área, e que estes investimentos estão sendo bem utilizados, evitando desperdícios, como a alocação de recursos em ferramentas que não são eficazes.

 

Como fazer uma boa gestão de ativos em TI

Mapeamento

O primeiro passo é mapear e organizar os ativos de TI da sua empresa. Entram nessa lista:

  • Componentes físicos, como roteadores, servidores, computadores e seus componentes (processador, hd, placa mãe, mouse, teclado…), acessórios (teclados, mouses, pendrives, hds externos), impressoras etc.;

  • Componentes digitais, como sistemas operacionais, softwares utilizados no trabalho, backups, carga de processamento etc.;
  • Itens estruturais e de insumos, como energia elétrica, segurança física etc.

Ter esse inventário de forma organizada ajuda a empresa a ter uma noção exata do que tem à disposição no momento, e quais itens merecem mais atenção.

 

Ciclo de vida

Com base no mapeamento, passe a acompanhar o ciclo de vida de cada um dos seus ativos. Sempre que um ativo necessitar de reparo ou substituição, tome notas detalhadas que incluam o motivo pelo qual isso ocorreu.

Desta forma, a gestão de ativos de TI garante que você possa se antecipar às falhas antes que elas ocorram, É possível identificando problemas como ativos de baixa qualidade, erros humanos por parte dos colaboradores ou até mesmo obsolescência natural dos equipamentos, e corrigi-los antes que se tornem um problema ainda maior para a empresa.

 

Automatização

Como os ativos de TI são utilizados pela maioria dos funcionários da empresa, é impossível evitar que erros humanos ocorram durante o processo. Uma forma de evitar que essas falhas prejudiquem a usabilidade dos seus ativos é implementar um sistema de automatização de alertas.

 

Capacitação

Além de contratar bons profissionais capacitados para sua equipe de TI, também garanta oportunidades para que seus funcionários estejam sempre atualizados a respeito das novidades disponíveis no mercado e tendências tecnológicas.

Gostou desse texto e ficou interessado de como implementar uma gestão de TI em sua empresa sem precisar se preocações diárias? Preencha o formulário de contato, estaremos a postos para melhor lhe atender!