Fale conosco

Para qualquer empresa, de qualquer segmento, ou para aquelas que trabalham diretamente com tecnologia da informação, vem sendo imprescindível a elaboração de uma boa infraestrutura de TI. Todos precisam utilizar computadores e sistemas digitais para executar seus trabalhos constantemente.

Pensando nas possibilidades e desafios que as tecnologias podem oferecer, preparamos um conteúdo especial. Veremos hoje quatro dicas para melhorar sua infraestrutura de TI.

 

Colete e organize informações

Caso ainda não tenha informações organizadas e detalhadas sobre os ativos da rede, equipamentos e licenças esse será o primeiro e mais importante ponto na melhoria da infraestrutura de TI. Afinal tem-se que saber qual o ponto de partida e inventariar, organizar todas as informações sobre suas infraestruturas de TI. Descreva todos os equipamentos e licenças, registre os dados de compra e troca de equipamentos.

Ao obter as informações sobre os ativos, reavalie o inventário, analise com cuidado a viabilidade dos produtos e serviços. A partir daqui é possível planejar melhorias e modernização da infraestrutura de TI. É importante salientar que, para um bom planejamento a etapa de coleta e mapeamento é fundamental. Sem a qual o gerenciamento e suporte se tornam difíceis.

 

Aperfeiçoe os ambientes físicos e lógicos

A melhoria de equipamentos e ativos físicos pode dar um bom incremento na eficiência e rapidez, podendo também ser uma prevenção de falhas. Uma boa adequação dos espaços físicos melhora a circulação e colaboração das equipes com a tendência de aumentar a eficiência e produtividade.

Nos ambientes virtuais vale o mesmo, o aperfeiçoamento desses espaços visa justamente o melhor aproveitamento de todos os equipamentos. O mundo está caminhando para a virtualização, então, assim como com os equipamentos e espaços físicos, por isso, usar softwares mais inteligentes, mais eficientes, que otimizem processos, personalizados e que atendam adequadamente às suas necessidades é tão importante.

 

Considere a terceirização de serviços

Comumente chamado de Outsourcing, a terceirização de TI. abrange várias modalidades como: onshore, offshore e nearshore. O outsourcing pode ser considerado quando as equipes internas estão concentrando a maior parte de suas energias em solucionar questões recorrentes e assim não conseguem levantar inovações e melhorias.

Com o outsourcing sua equipe poderá ter foco total as atividades principais do trabalho. Assim, melhora consideravelmente a produtividade e a eficiência. Os custos da aquisição e manutenção dos equipamentos diminui drasticamente, pois, no outsourcing há uma variedade maior de equipamentos disponíveis. Muitas empresas oferecem serviços, como: suporte técnico na instalação e na manutenção dos equipamentos, monitoramento da rede gestão de acessos e elaboram soluções personalizadas ou parcerias de negócios.

 

Governança em TI

A governança em TI, em resumo, é um conjunto de políticas e procedimentos para que a empresa esteja em compliance aos termos legais, às necessidades de infraestrutura e segurança. Ou seja, um conjunto de práticas utilizadas para alinhar todos os ativos de TI com as estratégias da empresa. O que resulta em uma melhor gestão, aprimoramento dos processos, e melhoria da qualidade das informações obtidas dos sistemas. Deixando também as metodologias, as práticas mais acessíveis às equipes de trabalho.

O que achou do nosso conteúdo? Deseja saber mais sobre nossos projetos e serviços de outsourcing? Preencha nosso formulário de contato e conheça nossos serviços exclusivos.