A área da Tecnologia da Informação se tornou indispensável para qualquer negócio. As empresas se tornaram mais dependentes dessa solução após a pandemia, devido a necessidade do trabalho remoto, precisando tornar o trabalho mais eficiente.
A importância de realizar o monitoramento de TI é principalmente para evitar que possam surgir falhas nos negócios e, consequentemente, prejuízo para as empresas. Por isso, é fundamental fazer a otimização desse monitoramento.
A importância do TI para as empresas
O setor de TI é responsável por administrar as tecnologias que fazem parte dos negócios de uma organização. É importante otimizar a gestão para que melhorem as atividades desenvolvidas pelas empresas.
Esse acaba sendo um recurso fundamental para bancar as soluções tecnológicas do dia a dia das organizações, contribuindo para uma maior produtividade dos negócios e proporcionar menores gastos.
Como melhorar o monitoramento da infraestrutura de TI?
Existem algumas alternativas importante que podem ser feitas para otimizar o monitoramento de TI e beneficiar ainda mais as empresas.
• Fazer relatórios: o acompanhamento de desempenho deve ser feito com frequência para sempre manter a qualidade dos sistemas;
• Escolha de um profissional adequado: é importante ter um profissional de TI interno ou terceirizado que saiba resolver problemas urgentes e entenda tudo sobre o assunto;
• Fazer o monitoramento correto: saber que não há a necessidade de monitorar tudo, apenas aqueles elementos que são mais importantes para a funcionalidade dos negócios;
• Modelo de gestão: fazer o compartilhamento de informações que a ajude a equipe de trabalho na tomada de decisões, levando a responsabilidade para todos os envolvidos no processo;
• Ferramentas certas: existem aquelas que são próprias para desempenhar melhor o monitoramento dos ambientes, mas elas devem ser bem administradas pelos profissionais que entendem do assunto;
• Indicadores de desempenho: evidenciar os pontos fortes e fracos da infraestrutura de TI. Isso ajuda na tomada de decisões e produz melhores oportunidades.
Monitoração e monitoramento
As diferenças entre as palavras possuem significados distintos dentro da área de TI. A monitoração é o conjunto de processos, sistemas e softwares que englobam toda uma solução de monitoração. Já o monitoramento é o ato de um profissional fazer o acompanhamento dos alertas emitidos pela solução de monitoramento.
A estagnação do monitoramento
Quando uma empresa interrompe as melhorias desenvolvidas nos sistemas da empresa, ocorre uma estagnação. Ou seja, não há uma evolução para solução dos problemas e estes retornam a prejudicar os negócios.
Junto às novas tecnologias, o departamento de TI consegue realizar um monitoramento fundamental para as atividades. Dessa forma, é possível solucionar todos os problemas internos das empresas.
As vantagens do monitoramento
O monitoramento de TI pode trazer inúmeros benefícios para em empresas. Entre eles podemos citar:
• Menos gastos para solucionar problemas dos sistemas internos
• Identificação de problemas com antecedência
• Permite obter notificações em tempo real
• Aumento da produtividade das empresas
• Maior disponibilidade para soluções de problemas
• Mais segurança na resolução das falhas
• Maior escalabilidade dos sistemas
• Novos recursos tecnológicos disponíveis
• Controle sobre os equipamentos