Fale conosco
22/12/2021 - Aprenda

Com o avanço da tecnologia o mercado foi democratizado. Cada vez mais pessoas conseguem abrir os seus negócios, de modo que a competitividade cresce em um ritmo acelerado.

Assim, empresas que focam em tomar decisões acertadas são as que possuem maiores chances de se destacarem no nicho de atuação, e, para ter mais chances de acerto, é fundamental se basear em dados confiáveis, ágeis e relevantes.

Venha conferir o que é exatamente o conceito data driven e quais são os benefícios de aplicá-lo na sua empresa. Boa leitura!

 

O que é Data Driven?

Evidentemente a intuição do empreendedor é fundamental para se criar um negócio de sucesso. Afinal, apenas seguir as tendências do mercado é uma garantia de ser mais do mesmo. No entanto, o achismo não é um vetor de crescimento.

A cultura Data Driven é uma forma de pensar os processos e negócios com base na aquisição de dados e informações de alta qualidade. Trata-se de ter uma ideia exata, com base em estatísticas e números reais, de onde está o seu negócio e quais são os principais gargalos de crescimento.

Em um mercado altamente competitivo, tomar uma decisão errada é o mesmo que abrir as portas para ser engolido pela concorrência. É claro que pequenos erros são bem-vindos para promoverem a inovação, porém, os grandes ou mais estratégicos, podem colocá-la em risco.

 

Benefícios do Data Driven

Ter uma estratégia dirigida pelos dados, em tradução literal do termo, é uma maneira de garantir maior assertividade nas decisões. Não é uma certeza de acertar sempre, mas reduz significativamente a margem de erro. Aqui listamos algumas vantagens em adotar essa cultura.

 

Redução de custos

É natural que a palavra erro seja associada com algo negativo, mas empresas inovadoras erram o tempo todo para aperfeiçoar os seus processos. A questão é errar em um nível controlável e que pode servir de alavanca para o crescimento.

Contar com a inteligência de dados para compreender o terreno que está sendo explorado é uma maneira de reduzir significativamente o desperdício de recursos na implementação de novos processos ou aprimoramento dos que estão consolidados, conforme análise da Harvard Business Review.

 

Autonomia dos colaboradores

É preciso ter em mente que um colaborador só é efetivamente rentável quando ele é capaz de realizar as suas tarefas sem a necessidade observação constante. Esse é um desafio para praticamente todas as empresas.

Com uma cultura Data Driven solidificada, tem-se mais tranquilidade para deixar a tomada das decisões de menor impacto para os colaboradores. Afinal, os dados são os mesmos, tanto para os gestores, quanto para aqueles que estão diretamente envolvidos com os processos.

 

Ganho de produtividade

O ganho de produtividade é, sem dúvidas, o maior trunfo da tecnologia para as empresas. Com a aquisição automatizada de dados, um software é capaz de compilar as informações e gerar relatórios personalizados e automatizados que orientam as tarefas da rotina.

Se no passado era necessário sentar, preencher formulários manualmente e torcer para ter algum insight, hoje em dia a tecnologia faz tudo sem que o gestor precise cuidar de cada inserção no sistema.

Pode parecer complexo, mas a cultura Data Driven é simples de ser implementada quanto a gestão e o time de colaboradores estão alinhados para atingir resultados de alta performance.

Preencha nosso formulário de contato para que possamos orientá-lo nessa jornada e tirar todas as suas dúvidas.