Fale conosco

A computação em nuvem é uma solução digital que está em alta. Estima-se que a maioria dos gestores de TI planeja uma migração para cloud em alguma medida nos próximos anos.

No entanto, é preciso entender no que consistem as soluções em nuvem e como elas podem beneficiar a organização, antes de empreender esforços para a migração.

Saiba se a migração cloud vale a pena para sua empresa.

 

O que é a migração para cloud?

A computação em nuvem é uma solução sob demanda totalmente virtual para a infraestrutura computacional da empresa, substituindo a necessidade de infraestrutura física.

As soluções em nuvem abrangem uma série de necessidades do dia a dia da empresa, como bancos de dados, armazenamento e capacidade para processamento. Com a integração em nuvem, esses serviços podem ser utilizados a partir de servidores disponibilizados por uma empresa terceira.

Desse modo, a migração para cloud diz respeito à adoção da computação em nuvem, dispensando o uso de servidores físicos, softwares específicos e outras adaptações. Migrando para a nuvem, os ajustes são instantâneos e atendem as demandas específicas do cliente, em relação à memória, banda, processamento, entre outros.

 

Benefícios

A migração para nuvem oferece diversos benefícios às empresas. Ao visualizar as vantagens concretas da adoção do cloud, ficam mais claros os motivos pelos quais esse movimento de migração está em voga.

O primeiro benefício é, sem dúvida, a redução de custos. A migração para cloud elimina uma série de despesas com aquisição, instalação, manutenção e configuração de caríssimas infraestruturas físicas usadas pelas empresas.

Além disso, o investimento na computação em nuvem possui um atraente custo-benefício, já que a migração permite o acesso instantâneo aos serviços de que a empresa necessita no seu dia a dia, com armazenamento ilimitado, suporte vinte e quatro horas por dia, segurança com a realização automática de backups, entre outros.

 

Vale a pena fazer a migração?

Embora apresente mais prós do que contras, a migração para cloud nem sempre pode valer a pena para a empresa. Para encontrar a resposta para essa pergunta, diversos fatores devem ser considerados, de forma a permitir uma decisão estratégica e planejada.

A migração para nuvem compensa para empresas que necessitam de maior mobilidade em suas operações, isto é, organizações que trabalham com colaboradores em regime remoto, por exemplo. A computação em nuvem permite o acesso a bases de dados e softwares para colaboradores em qualquer lugar no mundo com uma conexão de internet.

Da mesma forma, se a operação da empresa possui maiores demandas a depender da época do ano, com sazonalidade na utilização de sistemas, a migração para cloud pode contribuir para redução de custos, uma vez que só pagará o que efetivamente usar dos sistemas em nuvem.

Ademais, as empresas que apresentam mais dificuldades com cibersegurança e eficiência, não possuindo a capacidade operacional, tecnológica e financeira para controlar a infraestrutura dos seus servidores de forma adequada, podem colher maiores benefícios com uma migração para cloud.

Ainda, a migração pode ser necessária em virtude de fatores externos, como o fato de outros atores da concorrência já terem adotado estas soluções, o que acaba retirando a competitividade da organização.

 

Busque um especialista

Caso a migração valha a pena para sua empresa, a melhor forma de realizar a migração de forma racional e econômica é com a ajuda de especialistas.

Conte com a Dinamio para auxiliar nesse processo. Preencha nosso formulário de contato e tire todas as suas dúvidas!