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A ascensão expansiva do mercado de TI nos últimos anos corrobora para que as empresas desejem investir cada vez mais num gerenciamento de projetos de TI eficaz e bem estruturado.

De acordo com a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), a indústria de tecnologia no Brasil teve um crescimento de 22,9%, com investimento superior a R$ 200 bilhões somente em 2020.

Assim, torna-se imprescindível investir numa gestão de TI eficaz de modo que o gestor consiga obter um maior controle das etapas de cada processo, acompanhar o desempenho das equipes e alcançar melhores resultados.

Mas de que forma é possível fazer um gerenciamento de projetos de TI de forma eficaz? Acompanhe a leitura e descubra!

 

Por que é importante contar com um bom gerenciamento de projetos de TI?

Antes de tudo, vale considerar os benefícios de se ter um gerenciamento de projetos de TI bem-feito, afinal de contas, a empresa que apostar nessa estratégia de gestão, certamente sairá ganhando com os resultados.

Logo, uma gestão de TI estruturada contribui para:

  • Reduzir os gargalos no desenvolvimento de projetos;
  • Minimizar prejuízos financeiros;
  • Reduzir custos na implementação;
  • Maior eficiência na governança de TI;
  • Cumprir cronogramas estabelecidos internamente;
  • Controlar os custos internos;
  • Adquirir experiência na implementação de projetos;
  • Aumento de produtividade;
  • Rapidez na adoção de novas tecnologias;
  • Focar no core business.

 

Passo a passo para um gerenciamento de projetos de TI mais eficaz

É importante que a sua gestão de TI siga alguns passos que vão tornar o processo mais alicerçado e bem estruturado. Dessa forma, os resultados estarão alinhados com as metas da empresa.

Confira!

 

Faça a análise da situação atual da empresa

A priori, você precisa obter um panorama geral de como está a situação do seu setor de TI atualmente, compreendendo de que maneira ocorrem os processos internos e quais têm sido os resultados. Também é essencial identificar os gargalos existentes.

Somente assim, vai ser possível determinar quais as mudanças internas devem ser feitas, até mesmo antes de implementar um novo projeto.

 

Planeje cada etapa

A etapa de planejamento vem logo após a análise geral do setor. Nesse momento, será preciso estabelecer as perspectivas de custos, vantagens e desvantagens, equipes, cronogramas, aspectos avaliativos, entre outros.

No decorrer do projeto, é o seu planejamento que vai dar a direção de como está o andamento de tudo.

 

Mantenha a comunicação da equipe alinhada

Um ponto essencial, em meio a implementação do novo modelo de gestão, é que toda a equipe esteja atenta ao desenvolvimento de cada etapa do projeto.

É importante realizar reuniões periódicas para que todos estejam engajados e a comunicação interna se mantenha alinhada.

 

Defina cronogramas

O seu projeto precisa ser um cronograma bem estruturado, e é necessário que os prazos sejam cumpridos de maneira adequada.

Para isso, é interessante contar com uma ferramenta como o Kanban, por exemplo. Assim, é possível visualizar quais etapas já foram concluídas e quais ainda estão em aberto.

Também é importante verificar os atrasos e os motivos pelos quais eles estão ocorrendo, na tentativa de solucionar os problemas e dar continuidade ao projeto.

 

Determine metodologias

Existem ainda outras ferramentas que podem otimizar a implementação do seu projeto como o Lean ou Scrum, tudo isso visando dar celeridade aos processos e alcançar maiores resultados no seu gerenciamento de projetos de TI.

 

Faça avaliação do projeto

Por fim, é preciso avaliar se a implementação do novo projeto ocorreu como deveria, se atingiu os objetivos almejados, de modo que ele se torne o seu novo modelo de gestão.

Se foi uma implementação positiva, é preciso documentar cada passo, bem como os resultados e melhorias referentes.

Quer ajuda com o seu gerenciamento de projeto de TI? Conte com quem é especialista no assunto. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!