
A ascensão expansiva do mercado de TI nos últimos anos corrobora para que as empresas desejem investir cada vez mais num gerenciamento de projetos de TI eficaz e bem estruturado.
De acordo com a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), a indústria de tecnologia no Brasil teve um crescimento de 22,9%, com investimento superior a R$ 200 bilhões somente em 2020.
Assim, torna-se imprescindível investir numa gestão de TI eficaz de modo que o gestor consiga obter um maior controle das etapas de cada processo, acompanhar o desempenho das equipes e alcançar melhores resultados.
Mas de que forma é possível fazer um gerenciamento de projetos de TI de forma eficaz? Acompanhe a leitura e descubra!
Por que é importante contar com um bom gerenciamento de projetos de TI?
Antes de tudo, vale considerar os benefícios de se ter um gerenciamento de projetos de TI bem-feito, afinal de contas, a empresa que apostar nessa estratégia de gestão, certamente sairá ganhando com os resultados.
Logo, uma gestão de TI estruturada contribui para:
- Reduzir os gargalos no desenvolvimento de projetos;
- Minimizar prejuízos financeiros;
- Reduzir custos na implementação;
- Maior eficiência na governança de TI;
- Cumprir cronogramas estabelecidos internamente;
- Controlar os custos internos;
- Adquirir experiência na implementação de projetos;
- Aumento de produtividade;
- Rapidez na adoção de novas tecnologias;
- Focar no core business.
Passo a passo para um gerenciamento de projetos de TI mais eficaz
É importante que a sua gestão de TI siga alguns passos que vão tornar o processo mais alicerçado e bem estruturado. Dessa forma, os resultados estarão alinhados com as metas da empresa.
Confira!
Faça a análise da situação atual da empresa
A priori, você precisa obter um panorama geral de como está a situação do seu setor de TI atualmente, compreendendo de que maneira ocorrem os processos internos e quais têm sido os resultados. Também é essencial identificar os gargalos existentes.
Somente assim, vai ser possível determinar quais as mudanças internas devem ser feitas, até mesmo antes de implementar um novo projeto.
Planeje cada etapa
A etapa de planejamento vem logo após a análise geral do setor. Nesse momento, será preciso estabelecer as perspectivas de custos, vantagens e desvantagens, equipes, cronogramas, aspectos avaliativos, entre outros.
No decorrer do projeto, é o seu planejamento que vai dar a direção de como está o andamento de tudo.
Mantenha a comunicação da equipe alinhada
Um ponto essencial, em meio a implementação do novo modelo de gestão, é que toda a equipe esteja atenta ao desenvolvimento de cada etapa do projeto.
É importante realizar reuniões periódicas para que todos estejam engajados e a comunicação interna se mantenha alinhada.
Defina cronogramas
O seu projeto precisa ser um cronograma bem estruturado, e é necessário que os prazos sejam cumpridos de maneira adequada.
Para isso, é interessante contar com uma ferramenta como o Kanban, por exemplo. Assim, é possível visualizar quais etapas já foram concluídas e quais ainda estão em aberto.
Também é importante verificar os atrasos e os motivos pelos quais eles estão ocorrendo, na tentativa de solucionar os problemas e dar continuidade ao projeto.
Determine metodologias
Existem ainda outras ferramentas que podem otimizar a implementação do seu projeto como o Lean ou Scrum, tudo isso visando dar celeridade aos processos e alcançar maiores resultados no seu gerenciamento de projetos de TI.
Faça avaliação do projeto
Por fim, é preciso avaliar se a implementação do novo projeto ocorreu como deveria, se atingiu os objetivos almejados, de modo que ele se torne o seu novo modelo de gestão.
Se foi uma implementação positiva, é preciso documentar cada passo, bem como os resultados e melhorias referentes.