Fale conosco

Gerir a estrutura de TI de uma empresa não é tarefa fácil. Quando surgem falhas que impedem o fluxo normal dos processos, a gestão se torna ainda mais difícil e estressante. Isto porque, cada vez mais, as empresas dependem da TI para desempenhar suas atividades rotineiras. E ser o responsável por impedir a empresa de trabalhar é algo desagradável, para dizer o mínimo.

No entanto, os problemas mais frequentes na estrutura de TI costumam ser os mesmos, e podem ser evitados com a tomada de algumas medidas. Saiba quais as principais falhas na estrutura de TI e como evitá-las.
 

Software e hardware obsoletos

A infraestrutura de TI, assim como qualquer outra máquina, está sujeita à depreciação. Com o passar do tempo, a vida útil dos computadores é reduzida não apenas pelo desgaste físico, mas também pela obsolescência.

Da mesma forma, o software utilizado pela empresa pode estar fora de operação ou se mostrar antiquado em relação às novidades existentes. Deixando que os colaboradores desempenhem suas funções com esse tipo de infraestrutura, a produtividade pode não ser a esperada.

Para evitar esse problema, busque realizar a manutenção e a troca de máquinas de forma regular. Siga as instruções dos fabricantes e de especialistas.
 

Instabilidade na internet

Outra falha bastante comum nas estruturas de TI é a instabilidade na conexão de internet. Uma internet instável pode causar sérios prejuízos à empresa, já que muitos dos processos atualmente dependem da conexão à rede.

A causa do problema nem sempre diz respeito ao provedor utilizado, podendo ser rastreada às aplicações e equipamentos utilizados. Para evitar a instabilidade, verifique se a infraestrutura não está ultrapassada e se ela suporta atualizações, trocando-a por equipamentos mais modernos se for preciso.
 

Manutenção cara

As empresas que possuem uma infraestrutura de TI ultrapassada estão sujeitas a vários riscos e custos, dentre os quais uma elevada despesa em manutenção. De fato, não é barato manter funcionando sistemas obsoletos e máquinas no fim de sua vida útil.

A redução dos custos de manutenção não se dá apenas pela atualização dos programas. Antes, os gastos podem ser diminuídos com a contratação de um profissional especializado. Ao investir em um perito na área, mais recursos ficam disponíveis para aplicação em outras áreas.
 

Quedas de energia

Um problema comumente enfrentado na gestão de TI é a volatilidade da energia elétrica. Quedas e picos de energia desgastam os equipamentos de forma acelerada. As quedas, especialmente, podem indisponibilizar máquinas e dados importantes.

Para solucionar essa instabilidade na energia, indica-se o uso dos chamados nobreaks, que são equipamentos que impedem a queda de energia imediata caso a rede elétrica sofra alguma oscilação, mantendo a máquina ligada por tempo suficiente para não sofrer danos.

Outra forma de evitar essa falha é apostar em uma infraestrutura desmaterializada, com armazenagem de dados em nuvem, acessíveis por laptops habilitados de colaboradores.

O que se nota é que o viés preventivo no suporte e manutenção de TI é sempre o caminho mais indicado a médio e longo prazo, pois é a melhor forma de evitar falhas e prejuízos delas decorrentes.

Quer saber mais sobre TI em alta performance? Clique aqui e entre em contato conosco para tirar suas dúvidas!