Fale conosco

Com o avanço do mundo virtual no meio corporativo, muitas empresas precisaram adaptar seus trabalhos ao mundo digital. Por isso, elas passaram a adotar os aparelhos eletrônicos em sua rede de operações.

O uso de dispositivos móveis para realizar as funções exigidas permitiu que os operadores prestassem os serviços em seus próprios aparelhos, melhorando assim a autonomia e a produtividade dos funcionários.

Mas, para que isso aconteça de forma segura e organizada, é preciso que haja um gerenciamento desses dispositivos. Essa forma de acompanhamento permite um aumento na produtividade, otimizar os processos e dar um maior lucro à empresa.

Por isso, é necessário que os profissionais de TI e os gestores saibam como realizar esse procedimento e como fazer essa implementação nas empresas.

 

O que é o gerenciamento de dispositivos móveis

O gerenciamento de dispositivos móveis é um software que permite a uma equipe de TI realizar o controle e a proteção das políticas administrativas em aparelhos eletrônicos conectados à rede de uma empresa.

Esse gerenciamento tem como objetivo melhorar o suporte dos dispositivos, garantindo sua segurança e funcionalidade e permitindo a flexibilização por parte do usuário. Ele permite melhorar o controle do fluxo de dados, a sincronização de arquivos e a interação e monitoramento entre os dispositivos.

Ele também permite aumentar a segurança dos arquivos presentes nos dispositivos que estiverem conectados à rede, além de possibilitar um controle dos relatórios de rendimento, uso do pacote de dados, bateria, entre outros.

Esse investimento começou a ser mais exigido uma vez que houve um aumento nos dispositivos móveis nas empresas e quando suas funcionalidades se tornaram mais complexas.

 

Vantagens desse gerenciamento

Entre as principais vantagens que um gerenciamento de dispositivos móveis pode trazer, está o maior controle na segurança dos dados. Esse gerenciamento permite o desenvolvimento de políticas a respeito do compartilhamento de dados, minimizando os riscos na distribuição de informações.

Outra vantagem pode ser relacionada ao gerenciamento remoto, o que pode gerar uma maior produtividade para a empresa. Esse recurso permite ganhar tempo, possibilitando atualizações e criar ações para fazer o monitoramento a distância.

 

Como as empresas podem realizar esse gerenciamento?

Existem maneiras diferentes que as organizações podem realizar esse procedimento. Inicialmente, pode-se fazer um planejamento estratégico para ajudar a gerenciar os dispositivos. Um exemplo seria criar um inventário onde fizesse o registro de todos os aparelhos para identificar, por exemplo, os responsáveis por cada um e a finalidade de uso.

Importante também avaliar qual a melhor plataforma para os negócios pensando, principalmente, na distribuição de software e na personalização do sistema.

Armazenamento de documentos em nuvem também é essencial. Esse recurso garante soluções rápidas e com menos riscos aos negócios. Dessa forma, caso o sistema esteja passando por um processo de manutenção, pode-se manter o trabalho em andamento sem comprometer o fluxo das atividades.

 

Os riscos de não adotar essa prática

O principal problema de não se fazer um gerenciamento de dispositivos móveis remete a segurança de informações e a segurança da própria rede. O uso de aparelhos próprios por parte dos funcionários para realizar o serviço, pode deixar o sistema passível de ataques de vírus ou acontecer um vazamento de dados sigilosos da empresa.

 

Como realizar um gerenciamento de sucesso?

  • Conseguir controle e proteção dos dados e das configurações dos aparelhos móveis usados na empresa;
  • Procurar soluções que estejam de acordo com a realidade e as necessidades da organização e que consiga atender às exigências internas;
  • Ter uma equipe de profissionais qualificados para o trabalho e que consigam obter o melhor desempenho possível desse recurso.

Sua empresa está precisando de soluções em TI? Então conheça nossos serviços e fale com a gente por meio do nosso formulário de contato