Fale conosco

Empresas de qualquer porte e segmento do mercado têm algo em comum: precisam cuidar das suas informações e dados, sejam eles do ponto de vista financeiro, de contratos, clientes ou outros. Isso porque qualquer pessoa que tenha esses dados podem vir a prejudicá-la, principalmente quando falamos de hackers, especialistas nisso.

Pensando nisso, neste artigo vamos falar especificadamente sobre o firewall, o que ele é e a sua importância para o sistema.

Vamos lá?

 

Compreendendo o conceito de firewall

O firewall nada mais é do que uma ferramenta de defesa criado para prevenir acessos não autorizados a redes privadas. Basicamente ele atua controlando o tráfego entre redes de computadores em níveis diferentes de confiança, que vão desde a rede interna da empresa (rede confiável) à rede internet como um todo, ou seja, zona de risco.

Firewall é uma palavra que na tradução literal significa “parede de fogo” – e dessa forma fica ainda mais fácil compreender sua missão, que é atuar como uma barreira de defesa para bloquear eventuais tráfegos ou acessos indesejados, protegendo as informações da instituição em que é aplicado.

A seguir, vamos conferir qual é a sua importância para o sistema?

 

A importância do firewall para o sistema em poucos passos

Muito mais segurança

O uso de Firewall permite que a empresa consiga bloquear e filtrar qualquer URL suspeita, verificando saída e entrada dos dados da rede e evitando o acesso de usuários a sites maldosos.

 

Suporte 24 horas

Com o Firewall, qualquer falha de dados é identificada com rapidez – já que o monitoramento do mesmo é realizado 24 horas e pode apontar a qualquer momento ameaças ou falhas envolvendo a rede. É importante, no entanto, ser sempre uma equipe de monitoramento para o mesmo.

 

Controle de informações

O Firewall também faz com que a empresa gerencie os acessos a informações e dados específicos, diminuindo as chances de que infos sigilosas sejam vazadas e garantindo sempre que elas cheguem apenas ao local para onde foram determinadas.

 

E não para por aí

Além de aumentar a segurança e o controle de informações, há também outras funcionalidades em que o Firewall atua. São elas:

• Permissão para acessos seguros e remotos por meio de VPN, ou seja, conexões criptografadas;

• Bloqueio instantâneo de qualquer conteúdo que tenha teor perigoso ou impróprio para a empresa;

• Controle de roteamento e de banca, evitando que um único servidor ou usuário congestione links de internet ou downloads;

• Geração de estatísticas e gráficos de acesso, analisando o fluxo de dados entre uma rede e outra.

 

Deixe os serviços de TI e proteção de Firewall para quem entende do assunto

Agora você já sabe mais sobre o que é o firewall e, principalmente, como ele pode proteger sua empresa de ataques cibernéticos. Neste embalo, gostaríamos de destacar a Dinamio como uma empresa que presta serviços de tecnologia com foco em Outsourcing de TI, pensando sempre em potencializar e cuidar dos dados e informações da sua organização.

Para conhecer mais e saber como podemos te ajudar nesse cenário, preencha nosso formulário de contato.