Fale conosco
04/05/2022 - Dinamio

Segundo pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), deverão faltar cerca de 500 mil profissionais de TI no mercado até 2025. Esse déficit foi agravado por conta da transformação digital imposta pela pandemia.

Sendo esse um mercado altamente desenvolvido, com grandes oportunidades e excelentes ganhos, existem pessoas que não conseguem adentrá-lo com o devido profissionalismo e habilidades exigidas, sendo rapidamente colocadas para fora.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo com 3 dicas para se manter no mercado da tecnologia e se destacar. Confira!

1. Faça um bom networking

Um dos maiores desafios dos profissionais da área da tecnologia é justamente o seu maior estereótipo, de trabalharem sozinhos sem ver a luz do dia.

Apesar de muitos realmente se encaixarem nesse perfil, os que se destacam no mercado de trabalho são os que mostram o rosto e investem em contatos poderosos.

O networking nada mais é do que o seu capital social, ou as pessoas que você conhece e que podem te ajudar a conseguir uma promoção, uma nova oportunidade, ou até mesmo a vaga dos sonhos em um projeto disruptivo.

Porém, tome cuidado para não compreender isso como oportunismo. São duas coisas completamente diferentes. No networking você se doa ao outro para que juntos construam algo maior para cada um e para o conjunto.

Para isso, frequente eventos da área, converse com outros profissionais e invista em qualificação em habilidades sociais e emocionais.

2. Capriche no seu portfólio

Há quem diga que a área da tecnologia não depende de graduação, outros são defensores ferrenhos. Porém, o fato é que no mercado de trabalho as suas conquistas são as mais importantes, no entanto, um histórico cultural também é um diferencial.

O seu portfólio é a sua carteira de identidade competitiva. Quanto mais vasto e bem-sucedido ele for, maiores são as suas chances de se diferenciar. Por outro lado, não são apenas as conquistas que contam, mas também as derrotas pontuais.

Se você participou de um projeto que fracassou, não tenha medo, ele ainda pode te render grandes louros. O mercado quer pessoas com experiência, e não profissionais arrogantes que só contam histórias de como venceram.

3. Acompanhe o mercado

Essa é uma área onde a evolução pode até ser considerada violenta. Todos os dias surgem novas promessas de disrupção, porém, nem todas vingam na mesma hora.

Alguns levam anos para se consolidar, como é o caso da Amazon que quase foi à falência nos anos 1990, ou a Apple que criou primeiro o iPad, mas percebeu que não teria mercado, então começou pelo iPhone.

Quando você conhece as histórias de bastidor e acompanha cada evolução com um olhar crítico, desenvolve filtros que podem auxiliá-lo em futuros projetos. Da mesma maneira você terá acesso às ferramentas mais inovadoras para otimizar a sua rotina e gerar mais resultados.

4. Recicle-se

O que o mercado de tecnologia mais precisa é de pessoas com alta capacidade de se reinventar. Aprender novas linguagens de programação ou até mesmo novas estruturas lógicas e de organização corporativa podem te ajudar a avançar em uma empresa e construir um nome relevante.

Para isso, busque cursos de especialização. Até mesmo, recomendamos, frequentar ambientes de outras áreas, como arquitetura, letras, design e cinema. A criatividade é uma moeda de troca na economia digital.

5. Informe-se em fontes confiáveis

A internet, sem dúvidas, promoveu uma democratização da informação, porém, também há um lado negativo nesse fenômeno. Há muito material de baixa qualidade e procedência duvidosa circulando pelas redes.

Quando se informar sobre assuntos desse mercado, sempre busque fontes comprovadas e relevantes para o meio, sabendo separar o que é fato e o que é opinião. Essa, inclusive, é uma das habilidades emocionais que mencionamos anteriormente.

Com a Dinamio você acompanha todas as atualizações do meio e as melhores práticas para se manter competitivo e relevante no mercado de tecnologia. Ficou com alguma dúvida? Preencha o nosso formulário de contato, nossa equipe estará a posta para melhor lhe atender!