Fale conosco

A área da Tecnologia da Informação se tornou indispensável para qualquer negócio. As empresas se tornaram mais dependentes dessa solução após a pandemia, devido a necessidade do trabalho remoto, precisando tornar o trabalho mais eficiente.

A importância de realizar o monitoramento de TI é principalmente para evitar que possam surgir falhas nos negócios e, consequentemente, prejuízo para as empresas. Por isso, é fundamental fazer a otimização desse monitoramento.

A importância do TI para as empresas

O setor de TI é responsável por administrar as tecnologias que fazem parte dos negócios de uma organização. É importante otimizar a gestão para que melhorem as atividades desenvolvidas pelas empresas.

Esse acaba sendo um recurso fundamental para bancar as soluções tecnológicas do dia a dia das organizações, contribuindo para uma maior produtividade dos negócios e proporcionar menores gastos.

Como melhorar o monitoramento da infraestrutura de TI?

Existem algumas alternativas importante que podem ser feitas para otimizar o monitoramento de TI e beneficiar ainda mais as empresas.

Fazer relatórios:

O acompanhamento de desempenho deve ser feito com frequência para sempre manter a qualidade dos sistemas;

Escolha de um profissional adequado:

É importante ter um profissional de TI interno ou terceirizado que saiba resolver problemas urgentes e entenda tudo sobre o assunto;

Fazer o monitoramento correto:

Saber que não há a necessidade de monitorar tudo, apenas aqueles elementos que são mais importantes para a funcionalidade dos negócios;

Modelo de gestão:

Fazer o compartilhamento de informações que a ajude a equipe de trabalho na tomada de decisões, levando a responsabilidade para todos os envolvidos no processo;

Ferramentas certas:

Existem aquelas que são próprias para desempenhar melhor o monitoramento dos ambientes, mas elas devem ser bem administradas pelos profissionais que entendem do assunto;

Indicadores de desempenho:

Evidenciar os pontos fortes e fracos da infraestrutura de TI. Isso ajuda na tomada de decisões e produz melhores oportunidades.

Monitoração e monitoramento

As diferenças entre as palavras possuem significados distintos dentro da área de TI. A monitoração é o conjunto de processos, sistemas e softwares que englobam toda uma solução de monitoração. Já o monitoramento é o ato de um profissional fazer o acompanhamento dos alertas emitidos pela solução de monitoramento.

A estagnação do monitoramento

Quando uma empresa interrompe as melhorias desenvolvidas nos sistemas da empresa, ocorre uma estagnação. Ou seja, não há uma evolução para solução dos problemas e estes retornam a prejudicar os negócios.

Junto às novas tecnologias, o departamento de TI consegue realizar um monitoramento fundamental para as atividades. Dessa forma, é possível solucionar todos os problemas internos das empresas.

As vantagens do monitoramento

O monitoramento de TI pode trazer inúmeros benefícios para em empresas. Entre eles podemos citar:

  • Menos gastos para solucionar problemas dos sistemas internos
  • Identificação de problemas com antecedência
  • Permite obter notificações em tempo real
  • Aumento da produtividade das empresas
  • Maior disponibilidade para soluções de problemas
  • Mais segurança na resolução das falhas
  • Maior escalabilidade dos sistemas
  • Novos recursos tecnológicos disponíveis
  • Controle sobre os equipamentos