Fale conosco

Nos últimos o ESG ganhou um destaque maior devido aos inúmeros problemas que observamos diariamente no planeta. Assim, adotar as suas práticas tornou- se obrigatório para qualquer empresa que pretende continuar rendendo em longo prazo.


Diante disso, falamos sobre a definição do ESG e qual a sua importância para a área de Tecnologia da Informação e como este pode ajudar a implementar as normas.

O que é ESG?

O ESG tem como significado Environmental, social and corporate governance ou Governança ambiental, social e corporativa, estes são os três pilares para se avaliar a sustentabilidade de um negócio.

Os parâmetros ambientais analisam os meios e as formas que a empresa lida com questões no âmbito ambiental, como o descarte de resíduos, a emissão de gases, mudanças climáticas entre outros.

Nas questões sociais se verifica as condições as quais os colaboradores trabalham, assim, sem situações de discriminação, se há oportunidades iguais para todos dentro da empresa e se cumprem os requisitos de saúde e segurança do trabalho.

O pilar da governança estabelece como funciona a gestão do local, ou seja, se cumprem todos os requisitos legais.

A ESG investiga também a forma que a empresa lida com possíveis repercussões negativas e a possibilidade de contorná-las, avaliando se há uma gestão de riscos eficiente.

A ideia central do ESG é que através da valorização de funcionários, clientes e o meio ambiente possam alcançar retornos financeiros e êxito para todos os participantes do processo e não somente os proprietários da empresa.

Assim, a investigação ESG não considera apenas a influência do negócio atualmente, mas também quais impactos serão vistos futuramente e como a empresa se posiciona perante isso.

Além disso, a importância dos impactos futuros precisa ser avaliada com bastante atenção, pois possíveis resultados negativos podem influenciar nos lucros e na existência do negócio.

O papel da TI

O setor de TI tem um peso grande em relação ao ESG, apresentando boas resoluções através do acesso a informações, abriu caminho para questões financeiras e de saúde em locais que não teriam acesso anteriormente.

Assim, podemos apresentar algumas medidas que podem ser implementadas pelo setor de TI:

  • Passar os servidores para a alternativa virtual, diminuindo a pegada de carbono;
  • A utilização de aplicativos com maior capacidade, de maneira que, ao usar um software com maior rapidez, este evita ter que usar sua capacidade máxima que implica em um gasto maior de energia.
  • Uso de drones para encontrar focos de incêndios;
  • O uso da inteligência artificial para reconhecer rostos e adquirir dados;
  • Melhorias dos sistemas de segurança com o objetivo de acionar alarmes para impedir acidentes
  • A implementação e concordância com as leis, através da LGPD

Em conclusão, o uso da tecnologia pode facilitar e otimizar ainda mais as práticas ESG, por isso, é necessário estar atento a outras empresas e a forma de aplicação para que seu negócio esteja em dia com as normas.

Caso esteja buscando aderir às práticas do ESG, acesse nosso site e preencha o formulário de contato para conversamos como podemos lhe ajudar.