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O segmento de tecnologia está se tornando cada vez mais fundamental para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

E a razão é mais do que compreensível: isso acontece porque em uma imersão digital e tecnológica que só tende a crescer, o investimento em tecnologia não só ajuda a impulsionar os negócios como principalmente a protegê-los.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo um assunto que pode ser muito relevante nesse contexto: os 5 erros mais comuns do departamento de TI nas empresas. Vamos lá?

5 erros mais comuns do TI nas empresas

1. Ignorar atualizações

Atualizações de segurança são básicas e devem ser realizadas assim que lançadas, seja de softwares, sistemas operacionais, apps e assim por diante. Isso porque o fabricante disponibiliza melhorias muito mais seguras, protegendo contra-ataques e vazamento de dados. Por isso, assim que elas aparecerem, o recomendado é já fazê-las.

2. Ignorar KPIs

Os KPIs nada mais são do que indicadores de desempenho que dão, sobretudo, uma boa base sobre a performance das tarefas, equipes e projetos como um todo. Sem esses indicadores fica difícil (e quase inviável) acompanhar a real evolução dos projetos na área de tecnologia. Por isso, você já sabe que não é uma boa ideia ignorá-los.

3. Não compartilhamento de informações

É comum que o departamento de TI seja o único da empresa que domine assuntos tecnológicos e de segurança da informação. No entanto, com essa “monopolização”, a dependência da empresa cai praticamente toda em cima desse setor. O recomendado, assim, é que a empresa crie protocolos e treinamentos para erros mais básicos, que possam ser resolvidos pelos próprios usuários de outras áreas.

4. Ignorar políticas de privacidade

As políticas de privacidade são fundamentais para o bom andamento da segurança das instituições. Sem uma política bem apurada, acessos podem acabar sendo permitidos para pessoas que não deveriam tê-lo, e arquivos sigilosos podem cair nas mãos erradas. Tome muito cuidado com isso.

5. Não renovar tecnologias

Outro erro comum do departamento de TI que pode trazer grandes prejuízos para a instituição é ignorar a troca e manutenção regulares de softwares, programas e equipamentos para suas versões mais recentes. Entendemos que isso pode levar um tempo e ser desgastante, mas ignorar essa necessidade de investimento pode implicar não só em riscos para a segurança de dados da empresa, como também, queda da produtividade da equipe, que não consegue avançar com os mesmos softwares de sempre.

Como evitar esses erros?

Contar com profissionais capacitados e que estão sempre buscando a melhoria contínua do ambiente de TI faz com que os erros citados anteriormente sejam cada vez mais raros, permitindo que seu negócio cresça sem preocupações que não fazem sentido para seu core business.