Fale conosco

A tecnologia da informação obteve grande destaque dentro de empresas e organizações.

Esta gerou a necessidade de desenvolver práticas que aprimorassem seu desempenho, e a partir disso se criou o ITIL, que conduz e melhora as funções desempenhadas pelo setor de TI de cada negócio.

O que é ITIL

O ITIL é uma sigla que tem como significado, em inglês, Information Technology Infrastructure Library, e em português, podemos traduzir para “Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação”.

Dessa forma, o ITIL funciona como uma estrutura que relaciona métodos para o gerenciamento da TI. Neste, temos técnicas para melhorar a infraestrutura, manutenção e a parte operacional dos serviços oferecidos pela TI.

A metodologia aplicada integra tanto as áreas de operação quanto os setores de estratégias, assim, desenvolve um espaço consistente e ordenado, o que possibilita fornecer serviços de melhor qualidade para os consumidores.

Como funciona

O objetivo do ITIL é garantir uma administração eficiente e proporcionar melhores experiências ao cliente, de forma que se propõe a conceder um serviço de excelência, que prioriza demandas e apresenta um alto nível de preservação e credibilidade.

Assim, para dar início aos seus processos, o ITIL é separado em diferentes livros, sendo eles estratégias, design, transição, operação e melhorias contínuas de serviços.

Estratégias de Serviços

A estratégia de serviço desenvolve orientação de projetos para evoluir e aplicar a gestão de funções, não focando apenas no potencial organizacional, mas também apostando na competência estratégica.

A parte de estratégia aborda alguns fundamentos, como criação e cadeia de valor, definição de mercado, desenvolvimento de oferta e ativos estratégicos, preparação para execução, gestão de demanda, portfólio de serviços e financeiro.

Design de Serviços

Na parte de design de serviços, será fornecido como efetuar o que foi determinado na etapa de estratégia, para evitar riscos, para que o processo não seja aplicado de forma incorreta ou não gere resultados.

Transição de Serviços

A transição de serviços irá pôr em prática o que foi definido no design, assim, assegura a efetivação das condições predeterminadas de gastos, qualificação e tempo, além de, certificar que tenha pouco efeito no desempenho das operações que estão ocorrendo.

Operações de Serviços

A aplicação das operações se refere a todas as atividades que são pertinentes e fundamentais para finalizar e lidar com todos os serviços. Por isso, não pode ter falhas e requer cuidado, pois um problema pode prejudicar toda a execução do projeto.

Neste meio, a comunicação se estabelece como um dos principais requisitos, de maneira que evita o surgimento de contratempos que irão atrapalhar a introdução do projeto.

Melhorias Contínuas de Serviços

Exercer todas as outras etapas são somente o começo para se conquistar um TI cada vez mais eficaz. Para isso, é preciso estar sempre avaliando desempenhos e propondo upgrades que irão aumentar a efetividade do projeto.

Desse jeito, a finalidade de melhorias contínuas é proporcionar através de pesquisas e análises as orientações que irão melhorar o desempenho dos procedimentos, serviços e a estrutura do TI constantemente.