Fale conosco

A Segurança da Informação é o conjunto de ações para a proteção de um grupo de dados. Saiba como executar os investimentos em segurança na sua TI.

A Segurança da Informação é o conjunto de ações para a proteção de um grupo de dados, seja de uso pessoal ou uma organização. Sua maior relevância é no setor de TI que trata diretamente das questões envolvidas, tidas por muitos como o principal patrimônio de um negócio.

A Segurança da Informação de uma organização refere-se a todo o tipo de dados, incluindo todos os níveis de informações pelos diferentes níveis de cargos, atuando em toda a infraestrutura, tais como sistemas, processos, serviços, tecnologias etc. E conforme o valor desta informação for maior, proporcionalmente deverá ser a segurança destas informações.

A importância da segurança da informação para as empresas

Atualmente uma das maiores preocupações das organizações é evitar vulnerabilidades para se prevenir de perda de dados, dos ataques e vazamentos de informações. Há vários mecanismos que permitem proteger os dados tais como: detectores de intrusos, antivírus, sistemas de backups, dentre outras para ferramentas responsáveis para preservar os dados.

Baixos investimentos em Segurança da Informação deixam os dados vulneráveis, suscetíveis a problemas e perdas que podem acarretar problemas para a organização. Não é à toa que hoje muitas empresas, preocupadas com isso, avaliam a segurança dos dados de seus fornecedores, para que os seus dados não fiquem expostos a vulnerabilidades.

Assim entendemos que investir em Segurança da Informação é fundamental para manter a segurança dos dados de sua empresa, seus clientes e funcionários. Evitando que sejam acessadas por pessoas não autorizadas e que estas informações sejam usadas para fins indevidos.

Boas práticas da Segurança da Informação

Vamos listar aqui diversas boas práticas que você pode implantar em sua organização para manter a Segurança da Informação:

  • Defina bem suas políticas de segurança

Faça uma avaliação bem criteriosa das políticas de segurança de sua empresa e deixe-as bem claras aos seus colaboradores. A compreensão deles a respeito do assunto é fundamental para que eles não banalizem os riscos e se comprometam a cumprir com o combinado. Documente e sempre repasse o assunto quando for necessário.

  • Monitore o que acontece dentro do seu ambiente

Pode ser trabalhoso, mas é fundamental, somente com monitoramento é possível detectar onde pode estar as brechas da sua segurança. As vulnerabilidades devem ser percebidas de imediato, para que ações cabíveis sejam tomadas no seu devido tempo, minimizando perdas.

  • Faça backups constantemente

Uma medida simples, mas também importante, é manter os dados registrados para casos sejam perdidos. Assim não se perde informações e nem tem que começar trabalhos desde o início. Defina uma periodicidade e adote esta prática. Manter esta rotina pode ser fundamental em algum momento.

  • Mantenha-se informado e acompanhe as evoluções

Tecnologia da Informação é a área que mais evolui no mercado. Quem não se mantém atualizado é praticamente deixado de lado. E isso conta muito quando falamos em Segurança da Informação, pois sempre há novidades em formas de ataques à segurança, também em ferramentas e práticas para proteger os dados.

  • Defina uma política de acessos bem definidas

Muitos problemas na Segurança da Informação estão relacionados com este item. Quanto menos pessoas tem acessos aos dados, menos riscos a organização corre. E isto é definido pela função, se o colaborador precisa ou não daquelas informações, e da importância daqueles dados. É necessário definir muito bem o que cada um pode acessar e evitar imprevistos.

  • Mantenha a atualização de softwares e drivers

Outro ponto fundamental é manter a atualização do seu Sistema da Informação. As empresas que oferecem produtos e serviços no mercado de TI estão sempre se aperfeiçoando, aprimorando seus sistemas. E estes aprimoramentos são lançados como atualizações. Tornando imprescindível manter todo o sistema de sua empresa atualizado e protegido.

  • Criptografe os dados

Uma forma bem interessante de proteger seus dados é codificá-los através de ferramentas que oferecem este serviço de codificação. Isso impede que qualquer um que tenha acesso a informações internas e consiga usá-las. Selecione o que pode ser mantido criptografado e mantenha as chaves de acesso ao código somente com pessoas autorizadas.

  • Tenha planos de contingência

Os profissionais de TI precisam saber como proceder quando situações adversas ameaçam a segurança de seus dados. Isso é essencial para que cada um saiba o que fazer e da forma mais rápida possível. Pense em todas as possibilidades juntamente com a equipe, elaborem medidas para cada uma, deixem tudo documentado e se possível a equipe treinada regularmente para cumprir de imediato as determinações.

  • Peça ajuda a quem entende do assunto

Empresas especializadas neste serviço capacitam suas equipes para lidarem com todas estas questões, elas se mantêm atualizadas, se preocupam com a atualização dos drivers e softwares, conhecem ferramentas de monitoramentos e possuem disponibilidade e tempo para se dedicar somente a isso. Caso sua equipe não consiga garantir a segurança de seus dados, pensar em terceirizar isso pode ser uma solução para o seu problema.

Quanto uma empresa deve investir em Segurança da Informação?

Agora você deve estar se perguntando quanto uma empresa deve gastar em segurança. Bem, nem tudo é tão simples e não trazemos resposta para tudo. Então depende. Pois isso depende do tamanho da empresa e o quanto ela pode estar exposta, sendo alvo de ataques.

Mas podemos fazer uma análise por pesquisas realizadas nos EUA. Uma pesquisa realizada pela CIO em maio de 2018, a State of IT Security 2018, visava saber o investimento em Segurança da Informação, mostrou que ¼ das empresas investem em entre 10% a 20% do orçamento total de TI.

Aqui na América Latina, o assunto também é tratado com seriedade, que também possui um alto investimento, um estudo da Fortinet realizado em fevereiro de 2018, o investimento orçamento total de TI é de 16,5% em Segurança da Informação. Empresas no Brasil têm investido principalmente nas áreas de antimalware e serviços de segurança para pontos terminais, também têm voltado a atenção para a questão de segurança móvel e ao firewall. Este aumento do orçamento vem paralelamente com o aumento de ciberataques.

Percebemos a importância que a TI dá para a questão da Segurança da Informação, uma área que precisa de constante atualização e investimento para garantir a integridade dos dados da empresa. Preparamos um guia exclusivo sobre o que precisa saber de Segurança da Informação para você baixar.

Guia essencial da Segurança da Informação para empresas ebook

Gostou da nossa dica? Acesse as outras publicações de nosso blog. Nos acompanhe também nas redes sociais, onde sempre compartilharemos novidades, siga-nos no Facebook e LinkedIn.