Fale conosco

Ransomware é um software mal-intencionado que bloqueia o acesso ao sistema ou aos arquivos de um computador, a menos que uma soma de dinheiro seja paga.

Ransomware é um software mal-intencionado que bloqueia o acesso ao sistema ou aos arquivos de um computador, a menos que uma soma de dinheiro seja paga.

O Ransomware distorce o poder da criptografia contra você. A criptografia deveria proteger seus dados e arquivos, mas o Ransomware a usa para tomar os arquivos como reféns. Isso significa o bloqueio dos seus documentos, planilhas, fotos e vídeos e outros arquivos importantes. Além disso, um PC infectado pode disseminar o Ransomware para outros computadores da rede.

 

Cenário de exemplo de como empresas são infectadas com Ransomware

Seu funcionário recebe um e-mail de um amigo. No e-mail, há um link para um vídeo que mostra como fazer ovos cozidos em formato de coração usando pauzinhos. Curioso, seu funcionário segue o link, que solicita que ele clique em Executar.

Mais tarde, tudo na tela começa a mudar de cor, e uma janela aparece informando que todos os arquivos do computador foram sequestrados e criptografados.

O funcionário não conseguirá acessar nada, a menos que pague um resgate. Se optar por não pagar, pode nunca mais ter acesso aos arquivos.

 

Três maneiras de proteger sua empresa contra Ransomware com o Microsoft 365 Business

O Microsoft 365 Business ajuda a proteger contra malware e outros conteúdos mal-intencionados enviados por e-mail. Todas as mensagens com anexos desconhecidos são direcionadas para um ambiente de "área restrita" especial, e, se uma atividade suspeita for detectada, o e-mail não será liberado na caixa de correio. Além disso, o recurso Links Seguros ajuda a proteger contra links mal-intencionados em e-mails, verificando o hiperlink toda vez que ele é clicado e bloqueando o destino, caso ele seja considerado mal-intencionado.

O Microsoft 365 Business usa o Windows Defender Exploit Guard para ajudar a proteger dispositivos. O Exploit Guard impede o acesso não autorizado a pastas comuns, como Área de Trabalho ou Documentos. Isso significa que aplicativos, scripts e arquivos executáveis não autorizados não terão permissão de acesso. Portanto, qualquer Ransomware que tentar sequestrar e criptografar os arquivos nesses locais será bloqueado. O usuário será informado que o arquivo foi bloqueado por meio de uma pequena janela de notificação.

O Microsoft 365 Business também ajuda a recuperar arquivos em caso de um ataque de Ransomware bem-sucedido. Arquivos armazenados no OneDrive for Business (serviço de armazenamento na nuvem incluso no Microsoft 365 Business) têm controle automático de versão, que permite recuperar versões de itens com data anterior à criptografia feita pelo Ransomware, com apenas alguns cliques.

 

Abordagem e compromisso da Microsoft com a segurança e o combate ao Ramsonware

O Ransomware continua evoluindo e afetando vários tipos de dispositivos em ambientes diferentes. A Microsoft continua investindo em soluções inovadoras para proteger sua empresa contra Ransomware e outras ameaças;

• As soluções de segurança da Microsoft são incorporadas em nossos produtos, portanto não há nada mais para implantar ou gerenciar;

• A Microsoft gasta mais de US$ 1 bilhão por ano somente em segurança;

• Os recursos baseados na nuvem e de análise da Microsoft usam abordagens avançadas da ciência de dados para entender o conjunto mais amplo da ótica relacionada a ameaças do mundo e transformá-lo em inteligência acionável, à qual nossas defesas podem reagir;

• As defesas pré e pós-violação do Windows Defender são integradas no sistema operacional, o que as torna resistentes a adulterações por malware e hackers.

Confira mais sobre Segurança da Informação baixando nosso guia:

Guia essencial da Segurança da Informação para empresas ebook

Se interessou em defender seus dados do Ransomware? Você pode saber mais enrando em contato com a nossa equipe. Acompanhe também outras publicações em nosso blog, também temos conteúdos especiais em nossa biblioteca, e siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter.