Sua empresa está precisando contratar um serviço de outsourcing de TI, mas você ainda não sabe direito como fazer isso? A Dinamio agradece por você ter considerado esse texto como uma solução potencial para sua dúvida. Confira os tópicos que vamos te apresentar na publicação de hoje:
- O que é outsourcing de TI;
- E o que observar na hora de contratar esse serviço;
Vamos lá?
O que é outsourcing de TI?
Tecnologia da Informação é um termo para algo que tomou uma posição central no mundo corporativo no último meio século ou mais. Engloba, de uma maneira genérica, tudo que você possa imaginar que tenha algo diretamente a ver com informática na sua empresa: computadores, internet, armazenamento, impressoras etc.
E para lidar com todas essas tecnologias e aparelhagens, as empresas frequentemente têm um departamento específico. Entretanto, outra coisa que vem ficando cada vez mais comum é o outsourcing. Ou, em outras palavras, a terceirização, porque, geralmente, é mais fácil e mais barato contratar um terceiro para prover um serviço que não seja a atividade-fim da sua empresa.
Ou seja, outsourcing de TI nada mais é que terceirizar suas demandas de informática (ou parte delas).
O que observar na hora de contratar uma empresa de outsourcing de TI?
Não podemos dar uma receita engessada do que deve ser observado nesse momento, porque as demandas variam de caso a caso. Mas certamente podemos dar algumas diretrizes. Pegue isso e adapte à realidade da sua empresa:
Tipos de problema da sua empresa
Assumindo que você já tenha isso mais ou menos definido, observe o tipo de problema que você precisa resolver. Ele é pontual ou recorrente? É a instalação de um software ou backup dos seus dados? Por exemplo, se fosse o último (backup), seria um problema recorrente, pois precisaria ser feito com certa frequência.
Serviços que a empresa oferta
Sabendo dos seus problemas, o próximo passo é verificar os serviços que o outsourcing de TI que você está considerando oferece. A ideia é que esse último resolva todos eles ou o máximo possível. Se você não conhece seus problemas de TI muito bem, mas sabe que precisa desse tipo de solução, peça um diagnóstico para a empresa.
Confira aqui os serviços que a Dinamio oferece.
Modelo de contrato
Existem alguns modelos de trabalho nas empresas de serviços gerenciados de TI: pacotes mensais, quantidade de horas e até soluções pontuais. Verifique o que é melhor para você. Cada um tem seus prós e contras.
Transição suave
Digamos que o motivo da sua contratação seja a instalação de um software. Busque o serviço que oferte softwares iguais ou o mais parecido possível com os que seus colaboradores já estão acostumados. Adaptar-se a um software novo é interessante e desenvolve habilidades, mas ao mesmo tempo oferece risco: atraso em entregas, perda de qualidade etc.
Feedback
Procure o feedback de outros clientes sobre o serviço, tanto no site da empresa quanto no de terceiros, como o Reclame Aqui. Isso pode te salvar de muita dor de cabeça.
Para finalizar, existem muitos benefícios nesse tipo de contratação. Alguns deles, que nós gostamos de frisar, são:
- Redução de custos;
- Libera a equipe de TI atual para se dedicar em projetos importantes;
- E melhora na disponibilidade dos serviços de TI.