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Somente o fato de possuir uma terceirização na área de TI da sua empresa já se classifica como um diferencial no mercado, afinal de contas as vantagens dessa modalidade de gestão são inúmeras para quem deseja manter a organização e bom funcionamento do sistema de segurança da informação em sua corporação.

No entanto, existem três tipos de Outsourcing de TI a serem analisados para saber qual o melhor para o seu negócio. São eles: Offshore Outsourcing, Nearshore Outsourcing e Onshore Outsourcing.

Quer conhecer mais sobre cada um deles? Leia este artigo até o fim!

 

Offshore Outsourcing

Dentre as inúmeras tarefas na gestão de TI, algumas como suporte, manutenção e desenvolvimento de software passam a ser de responsabilidade de países em desenvolvimento como o Brasil, Rússia e Índia.

Assim, diminuem-se os custos com a contratação de profissionais especializados.

Esse modelo não é muito favorável para o caso da ausência de profissionais que falem a mesma língua desses países no momento da comunicação, além do choque cultural que é normal de acontecer em qualquer relação internacional.

Os países de língua inglesa costumam preferir fazer Offshore Outsourcing com a Índia devido ao fato de que a maioria dos habitantes é falante do inglês como consequência da colonização inglesa nessa região.

Países como o Brasil tem crescido nesse modelo de terceirização pela sua localização geográfica e proximidade com culturas europeias e da América do Norte.

Considera-se que alguns serviços como prestação de assistência técnica ou atendimento ao cliente N1 são mais passíveis de serem terceirizados por países de língua semelhante, mas os serviços mais complexos exigem uma comunicação mais eficaz.

 

Nearshore Outsourcing

Conforme está presente na própria nomenclatura “Nearshore”, esse modelo pede uma terceirização em TI com países vizinhos, mais próximos e de culturas semelhantes.

Era uma forma muito usada na década de 1990 pelos EUA, quando transferiram os serviços de call centers para o Canadá. No entanto, o uso da mesma língua facilita essa migração, o que não é o caso do Brasil se fosse adotar essa medida com países próximos.

 

Onshore Outsourcing

O terceiro e último modelo de Outsourcing em TI consiste em migrar os serviços de TI para outra empresa, porém localizada na mesma cidade ou região dos seus clientes.

Essa é a modalidade mais utilizada aqui no Brasil, evitando os choques de comunicação e cultura presentes nos outros modelos.

Contar com uma ajuda internacional pode ter o seu valor, mas é a realidade da sua empresa que vai testificar essa necessidade.

No Brasil, há profissionais em TI altamente capacitados e familiarizados com a forma de fazer negócio do país. Isso facilita a tomada de decisões e a resolução de problemas, quando for preciso.

 

Vantagens de contratar um modelo de terceirização em TI

Após conhecer esses três modelos existentes de terceirização em TI, fica mais fácil escolher o melhor para o seu negócio, no entanto há uma coisa inegável, tendo em vista às constantes evoluções tecnológicas: otimizar o sistema de segurança da informação da sua empresa é peça chave para garantir confiabilidade dos dados e a competitividade no mercado.

Vantagens como: backup de dados, softwares atualizados, controle de acessos de usuário, organização do inventário e tantos outros benefícios estão em jogo quando o assunto é um gerenciamento de TI eficaz e satisfatório.

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