Fale conosco
10/08/2022 - Aprenda, Suporte

Você já ouviu falar sobre COBIT? Trata-se de uma metodologia de Governança de Tecnologia da Informação (TI) que visa a melhorar a gestão das ferramentas tecnológicas de um negócio e, por consequência, contribui para o seu crescimento.

Neste artigo, entenda o que é, para o que serve e como funciona. Boa leitura!

O que é COBIT?

COBIT é a sigla de Control Objectives for Information and Related Technology; em livre tradução, Controle de Objetivos para Informação e Tecnologias Relacionadas.

Desenvolvido em 1966 pela associação internacional ISACA (Information Systems Audit and Control Association), surgiu como ferramenta de gerenciamento de recursos tecnológicos para os seus auditores financeiros.

No entanto, ao longo do tempo, foi aperfeiçoada e tornou-se um guia de boas práticas de Governança de TI, ou seja, um conjunto de orientações que facilitam a gestão de operações dessa área na empresa. Sua versão mais famosa é o nº 5 (2012).

Por Governança de TI, entendemos princípios, processos, modelos, pessoas, aplicativos, infraestruturas e estruturas organizacionais.

Como funciona esse método?

Diferentemente do que muitos imaginam, o COBIT é um método simples e prático que potencializa os resultados das empresas em um curto espaço de tempo.

O seu modo de funcionamento contempla a aplicação de um framework com cinco princípios, que vão do planejamento ao monitoramento de resultados. São eles:

  • Atendimento às partes envolvidas.
  • Cobertura à organização de ponta a ponta.
  • Aplicação de um modelo integrado e único.
  • Implementação de uma abordagem holística.
  • Separação dos conceitos “governança de TI” e “gerenciamento de TI”.

Quais são as vantagens de utilizá-lo?

Além de melhorar a gestão dos recursos de TI, o COBIT fornece a empresas de diversos portes segurança e apoio à tomada de decisão. E não só isso! Confira abaixo outras vantagens da tecnologia para as companhias:

  • Aumento da eficiência da equipe de TI.
  • Redução dos riscos de vazamento de dados.
  • Otimização dos investimentos em TI.
  • Criação de uma linguagem universal.
  • Garantia da integridade do sistema de informação.
  • Implementação de padrões de governança de TI em todos os setores.
  • Geração de valor para a empresa e para os seus processos.

Como implementá-lo na sua organização?

Agora que você já conhece as vantagens (ou benefícios) do COBIT, chegou o momento de compreender como integrá-lo/implementá-lo na sua empresa. E a explicação é simples: por meio de capacitação.

É preciso, antes de mais nada, capacitar e desenvolver as habilidades da equipe envolvida na utilização da ferramenta, por meio de treinamentos.

Entretanto, não basta oferecer capacitação somente aos profissionais de TI; é imprescindível promovê-la também a gestores das mais diversas áreas que se comunicam com a área de Tecnologia da Informação.

Selecionados os envolvidos, é o momento de obter a certificação COBIT. Isso poderá ser feito a partir de uma avaliação online, com duração de uma hora, composta por questões de múltipla escolha e aplicada pela ISACA. Se os profissionais alcançarem no mínimo 70% de acertos, são certificados.

Deseja saber mais sobre COBIT e outras metodologias poderosas de TI? Então fique ligado em nosso blog postamos conteúdos exclusivos toda semana.